Algumas marcas de carros têm parcerias com fabricantes renomadas de som para oferecer a melhor experiência. Afinal, enquanto muitos apreciam o design e a estética, outros preferem um sistema de som capaz de proporcionar uma qualidade sonora que vá além do convencional — algo que seja realmente impactante.
No entanto, a proposta aqui não é o “pancadão” dos graves intensos, mas sim a pureza, fidelidade e a clareza do som. O objetivo dessas parcerias é criar uma experiência auditiva mais rica e envolvente, onde cada detalhe da música é reproduzido com precisão, sem distorções. Confira!
Volkswagen e Fender
Em 2011, a Volkswagen lançou uma edição especial de 30 anos do Gol, o Gol Vintage, que tinha o preço de R$ 52.180. O visual trazia detalhes em preto brilhante na dianteira, nas laterais, na traseira e no teto. O esquema de cores em branco e preto foi repetido no interior do veículo. A série Vintage também incluía uma guitarra Fender com sistema pré-amplificado. As rodas de liga leve eram de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/45, e o motor era 1.6 naturalmente aspirado.
Fiat e Bose
O Fiat 500 foi um dos primeiros modelos da marca a receber o sistema de som assinado pela Bose, projetado para otimizar a experiência sonora dentro do subcompacto. No Brasil, quando importado do México, o sistema de áudio era oferecido como opcional, inclusive a partir da versão de entrada Cult 1.4 8V.
Ford e Gibson
A Gibson, famosa fabricante de guitarras, firmou uma parceria com a Ford para criar a edição limitada Mustang Shelby GT500KR Gibson Edition, lançada em 2013. A colaboração trouxe o uso de madeira semelhante à das guitarras Gibson, tanto no interior quanto no exterior. Os emblemas alusivos à Gibson eram um dos diferenciais dessa edição especial. A Ford também fez uma parceria com a renomada B&O (Bang & Olufsen) no elétrico Mustang Mach-E.
Jaguar e Meridian
A parceria entre a Jaguar e a Meridian teve início oficialmente em 2011. O primeiro modelo britânico a ser equipado com o sistema de som Meridian Surround foi o F-Type, com 770 watts de potência. Além dele, outros modelos da marca, como o XF, o XJ e os SUVs E-Pace e F-Pace, também oferecem o sistema Meridian, proporcionando uma experiência sonora de alta fidelidade.
Maserati e Bowers & Wilkins
A Bowers & Wilkins, fundada no Reino Unido em 1966, é a responsável pelos sistemas de som de alta fidelidade presentes em modelos da Maserati. O sistema da Bowers & Wilkins equipa o Quattroporte e o SUV de luxo Levante, com uma potência de 1.280 watts em ambos os modelos. Aliás, o Quattroporte conta com 15 alto-falantes, enquanto o Levante tem 14 alto-falantes, garantindo uma experiência sonora de alta qualidade.
Você gosta de som automotivo ou toca algum instrumento? Escreva nos comentários!