.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Dicas de ouro!

5 dicas para não cair em ladainha de vendedor nas concessionárias

Se você vai trocar de carro ou está buscando o melhor negócio, siga as dicas para não ser enrolado nas concessionárias

Imagem mostra GWM Tank 300 vermelho em concessionária - Veja data de lançamento e possível preço
GWM Tank 300 [Auto+] | Auto+

Por mais que a grande maioria dos vendedores de carros novos e usados em concessionárias ou revendas possa parecer seu melhor amigo na hora da negociação, fique atento. Afinal, é o trabalho deles fechar negócio no final do dia e ganhar dinheiro. Por isso, selecionamos cinco dicas para não ser enganado na hora de comprar um carro.

Tudo que reluz não é ouro

Um vendedor de uma concessionária de uma marca X sempre vai dizer que o seu produto é muito superior ao da marca Y. Afinal, ele quer que você compre o carro da marca dele, não do concorrente. Por isso, cuidado com as fábulas milagrosa e com os elogios excessivos, pois isso é estratégia para vender.

Por exemplo, o vendedor da Jeep dirá que o Renegade tem acabamento muito melhor do que o de um T-Cross, mas vai fingir que o espaço interno do SUV da Stellantis não é tão apertado assim ou que o consumo não é tão alto. Sempre ponderando os lados positivos do seu produto, desviando o assunto dos defeitos e enaltecendo as qualidades frente aos rivais.

Concessionária da Volkswagen com carros de diversas cores estacionados
Concessionária Prestige Imports da Volkswagen nos Estados Unidos [Google Street View/ Reprodução]

Inclusive, há alguns vendedores (mas não todos) de concessionárias que vão jogar sujo. Nesse caso, vão colocar defeitos fortíssimos em modelos concorrentes e até reforçar rumores de coisas que não existem. Afinal, é claro que o modelo do rival é sempre problemático ou de difícil revenda.

Aproveite o fim do mês

Quando chega o final do mês, a grande maioria das concessionárias realiza promoções e ofertas para bater a meta. Cada profissional ali dentro tem uma meta individual, assim como a loja como um todo. Os momentos de aperto são os mais propícios para que seu carro usado seja mais valorizado ou os descontos pelo zero fiquem mais generosos.

[Foto: Reprodução]

Se informe antes e faça o teste

Concessionária e loja são lugares para fazer negócio, não se informar. Como os profissionais ali precisam do seu dinheiro para receber o deles, eles vão informar a você somente o necessário para te encantar. Por isso, vá antes munido de conhecimento sobre aquele carro. Leia avaliações e testes em sites especializados, veja vídeos de confiança e pesquise.

Um teste que sempre é válido ser feito é perguntar sobre algo que você já sabe sobre o carro, como se não tivesse aquela informação. Especialmente sobre algum defeito ou problema do carro com o objetivo de testar se o vendedor está falando a verdade a você ou não. 

Jetta VA7 branco de lado em uma concessionária
Jetta VA7 [Autohome]

Não feche o negócio na primeira loja

Pesquise muito e visite o máximo de lojas que puder, tanto para carros novos quanto para zero. A negociação varia de concessionária para concessionária, a qual uma pode pagar melhor no seu usado, enquanto a outra oferece documentação grátis. E barganhe, mostre o orçamento de uma para a outra a fim de buscar o melhor negócio entre elas.

Abra mão de alguma coisa

No caso de carros usados, esteja preparado para abrir mão de alguma coisa. O melhor negócio varia muito mais do que no carro zero. Afinal, você escolhe um modelo, ano e versão, mas quando chega para ver, um modelo está mais rodado do que o outro, ou tem um estado de conservação melhor, mas não é da cor que você quer.

Omoda e Jaecoo
Concessionária Omoda e Jaecoo [Divulgação]

O segredo é sempre buscar o melhor estado de conservação e a menor quilometragem. Ano de fabricação, cor e até mesmo versão devem ser fatores secundários. 

Qual outra dica você tem para quem está buscando um novo carro? Conte nos comentários.