Cavalos de força!

5 conceitos radicais que não chegaram às ruas

Os conceitos despertam o imaginário, mas alguns deles não passaram de ideias e nunca chegaram às ruas. Relembre cinco desses modelos

Renault Trezor foimum conceito não produzido por conta dos altos custos
Renault Trezor [Foto: Divulgação]

Não existem limites para a criatividade. Um ser humano com uma caneta na mão e uma ideia na cabeça é capaz de criar conceitos revolucionários e… radicais. No entanto, nem tudo o que pensamos dá certo.

Às vezes, temos que nos contentar e lamentar porque um determinado conceito não chegou às linhas de montagem e às concessionárias. Pensando nisso, resgatamos cinco conceitos que não passaram de um vislumbre do futuro e não chegaram a ser produzidos.

Cadillac Sixteen

Cadillac Sixteen Concept cinza de frente andando na estrada
O Cadillac Sixteen Concept foi uma homenagem ao clássico Cadillac V-16 [Foto: Divulgação]

O Cadillac Sixteen foi apresentado no Salão de Detroit em janeiro de 2003. O design exibia uma frente alongada e uma traseira curta, enquanto escondia sob o capô uma verdadeira usina de força: um propulsor V16 de 16 litros capaz de produzir colossais 1.000 cv. O nome “Sixteen” foi uma homenagem ao clássico Cadillac V-16, produzido entre 1930 e 1940, que entregava 190 cv nas versões de maior desempenho da época.

Renault Trezor

Renault Trezor foimum conceito não produzido por conta dos altos custos
O Renault Trezor era alimentado por um motor elétrico de 350 cv [Foto: Divulgação]

Este coupé elétrico da Renault debutou no Salão de Paris de 2016, mas suas linhas ultrafuturísticas impediram sua produção. Mesmo assim, é inegável que o design minimalista estava à frente do seu tempo. A abertura para cima do teto junto do capô facilitava o acesso ao interior e conferiam um visual único ao conceito.

Equipado com um propulsor elétrico de 350 cv alimentado por uma bateria de íons de lítio, o Trezor poderia percorrer até 260 quilômetros, caso tivesse entrado em produção. No entanto, alguns elementos do Trezor podem ser vistos no Megane E-Tech.

Jaguar C-X75

O Jaguar C-X75 fazia de 0 a 100 km/h em só três segundos [Foto: Divulgação]

O Jaguar C-X75 foi revelado em 2010 e também apareceu nas cenas de perseguição do filme 007: Spectre, de 2015. Há 14 anos, ele revolucionou ao combinar motores elétricos e um propulsor a combustão para gerar eletricidade para recarregar a bateria de íons de lítio. Ou seja, era um híbrido.

Tinha três motores elétricos e um propulsor a combustão 1.6 turbo, resultando em 780 cv, o que permitia acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, com uma velocidade máxima de 330 km/h. Apesar de não ter sido produzido em série, o C-X75 serviu de base para futuros modelos da Jaguar, como o F-Type e o I-Pace.

Ford GT90

Ford GT90
Com motor V12 5.9, o Ford GT despejava 730 cv [Foto: Divulgação]

Lançado como conceito em 1995, o Ford GT90 nasceu como uma visão futurista da marca, com o objetivo de criar um supercarro. Equipado com um motor V12 5.9 de 730 cv, ele visava competir com ícones como o McLaren F1, o Lamborghini Diablo e a Ferrari F50. Apesar de ter alcançado a marca de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos.

O GT90 não foi produzido em série. Contudo, ele permanece no imaginário dos entusiastas devido ao seu design revolucionário e ao spoiler traseiro ativo. Sua velocidade máxima era de impressionantes 407 km/h, de acordo com o fabricante do oval azul.

Mazda Furai

O Mazda Furai teve dificuldades de viabilizar o projeto [Foto: Divulgação]

O Mazda Furai, apresentado em 2008, foi um conceito de alto desempenho com um motor rotativo de 450 cv e uma carroceria construída com materiais compostos e linhas aerodinâmicas, priorizando o desempenho e a leveza. No entanto, a vida do Furai foi curta, com dificuldades em viabilizar comercialmente o projeto. Além disso, um incêndio destruiu o modelo e impediu o desenvolvimento futuro.

Qual desses conceitos deveria ter ganhado as linhas de produção? Deixe sua opinião nos comentários!