Não existem limites para a criatividade. Um ser humano com uma caneta na mão e uma ideia na cabeça é capaz de criar conceitos revolucionários e… radicais. No entanto, nem tudo o que pensamos dá certo.
Às vezes, temos que nos contentar e lamentar porque um determinado conceito não chegou às linhas de montagem e às concessionárias. Pensando nisso, resgatamos cinco conceitos que não passaram de um vislumbre do futuro e não chegaram a ser produzidos.
Cadillac Sixteen
O Cadillac Sixteen foi apresentado no Salão de Detroit em janeiro de 2003. O design exibia uma frente alongada e uma traseira curta, enquanto escondia sob o capô uma verdadeira usina de força: um propulsor V16 de 16 litros capaz de produzir colossais 1.000 cv. O nome “Sixteen” foi uma homenagem ao clássico Cadillac V-16, produzido entre 1930 e 1940, que entregava 190 cv nas versões de maior desempenho da época.
Renault Trezor
Este coupé elétrico da Renault debutou no Salão de Paris de 2016, mas suas linhas ultrafuturísticas impediram sua produção. Mesmo assim, é inegável que o design minimalista estava à frente do seu tempo. A abertura para cima do teto junto do capô facilitava o acesso ao interior e conferiam um visual único ao conceito.
Equipado com um propulsor elétrico de 350 cv alimentado por uma bateria de íons de lítio, o Trezor poderia percorrer até 260 quilômetros, caso tivesse entrado em produção. No entanto, alguns elementos do Trezor podem ser vistos no Megane E-Tech.
Jaguar C-X75
O Jaguar C-X75 foi revelado em 2010 e também apareceu nas cenas de perseguição do filme 007: Spectre, de 2015. Há 14 anos, ele revolucionou ao combinar motores elétricos e um propulsor a combustão para gerar eletricidade para recarregar a bateria de íons de lítio. Ou seja, era um híbrido.
Tinha três motores elétricos e um propulsor a combustão 1.6 turbo, resultando em 780 cv, o que permitia acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, com uma velocidade máxima de 330 km/h. Apesar de não ter sido produzido em série, o C-X75 serviu de base para futuros modelos da Jaguar, como o F-Type e o I-Pace.
Ford GT90
Lançado como conceito em 1995, o Ford GT90 nasceu como uma visão futurista da marca, com o objetivo de criar um supercarro. Equipado com um motor V12 5.9 de 730 cv, ele visava competir com ícones como o McLaren F1, o Lamborghini Diablo e a Ferrari F50. Apesar de ter alcançado a marca de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos.
O GT90 não foi produzido em série. Contudo, ele permanece no imaginário dos entusiastas devido ao seu design revolucionário e ao spoiler traseiro ativo. Sua velocidade máxima era de impressionantes 407 km/h, de acordo com o fabricante do oval azul.
Mazda Furai
O Mazda Furai, apresentado em 2008, foi um conceito de alto desempenho com um motor rotativo de 450 cv e uma carroceria construída com materiais compostos e linhas aerodinâmicas, priorizando o desempenho e a leveza. No entanto, a vida do Furai foi curta, com dificuldades em viabilizar comercialmente o projeto. Além disso, um incêndio destruiu o modelo e impediu o desenvolvimento futuro.
Qual desses conceitos deveria ter ganhado as linhas de produção? Deixe sua opinião nos comentários!