Raridades comuns

5 carros vendidos no Brasil mais raros que uma Ferrari

Apesar de serem carros de marcas generalistas, esses modelos são tão raros quanto esportivos caríssimos e de produção limitada

carros
Hyundai Santa Fé [divulgação]

Parece mentira, mas é verdade: esses cinco carros foram vendidos no Brasil e ninguém lembra. Sabe aquele acontecimento que todos duvidam que aconteceu e mais parece um surto coletivo? Pois esses cinco são um caso clássico desse fenômeno.

De tão raros, é mais fácil ver uma Ferrari andando na rua do que qualquer um deles. Para tanto, muitos dizem que a venda desses carros aqui foi um surto coletivo. Confira agora a lista.

Hyundai Santa Fé

Hyundai Santa Fé [divulgação]
Hyundai Santa Fé [divulgação]

Enquanto a segunda geração do Hyundai Santa Fé foi um grande sucesso no Brasil, não podemos dizer o mesmo da quarta. Ele foi vendido por aqui somente no ano/modelo 2020. Mas existiam algumas raríssimas unidades 0km na concessionária da CAOA até o ano passado, por incrível que pareça. Mas alguém lembra que ele foi vendido aqui?

Foram dois grandes problemas. Primeiro que o modelo não teve um evento de lançamento ou qualquer tipo de divulgação. Depois, o preço altíssimo para um Hyundai (o que fazia ele concorrer com SUVs de Volvo, BMW, Audi e Mercedes) junto ao visual polêmico que não agradou nem lá fora, fazem dele uma mosca branca.

Chevrolet Malibu

Chevrolet Malibu [divulgação]
Chevrolet Malibu [divulgação]

No auge do segmento de sedãs grandes americanos no Brasil, o Ford Fusion fez com que nenhum concorrente pudesse ter chance. Honda Accord e Toyota Camry sempre correram por trás, mas a Chevrolet tentou com o Malibu. Ele ficava escondido nas concessionárias e geralmente preterido por um Cruze ou uma S10.

Foi vendido entre 2010 e 2012 na sétima geração no Brasil em sua geração mais popular. Até porque, em 2013, a GM importou algumas unidades do Malibu de oitava geração e os vendeu a pouquíssimos funcionários e concessionárias. Era mais fácil ver um Malibu na fábrica de São Caetano com algum executivo do que nas ruas com algum consumidor.

Renault Mégane CC

Renault Mégane CC [divulgação]
Renault Mégane CC [divulgação]

Tido como um dos modelos mais injustiçados do mercado brasileiro, o Renault Mégane fez menos sucesso do que merecia na geração anterior. O estilo era ousado e a mecânica correta para a época, mas a perua Grand Tour que roubava a cena. O que muita gente não lembra é que tivemos quase a família Mégane de segunda geração completa no Brasil com todos os carros.

O surto coletivo veio da conta da Renault de importar o Mégane CC. O conversível com teto rígido retrátil tentava surfar na onda dos Peugeot 206 CC e 307 CC, que nunca venderam bem, mas não eram raridades nas ruas. O Mégane conversível foi um raro importado da Renault, junto da Grand Scénic que muita gente também não lembra que ela veio ao Brasil.

Kia Rio

Kia Rio [divulgação]
Kia Rio [divulgação]

Esse foi um dos carros que demorou tanto para chegar, que quando veio, pouca gente acreditou que aconteceu. O Kia Rio foi promessa antiga da marca coreana e vinha com a promessa de ser um Hyundai HB20 sem cara de bagre. Até poderia ter conseguido isso, mas teve pouca divulgação e procura.

Se tornou um carro caro para o segmento no lançamento, o que afastou consumidores. Mas depois que os preços balizaram com a concorrência, já era tarde e pouca gente se lembrava de sua existência. Saiu do mercado pelas vendas baixas e pouca gente sentiu falta. Aos órfãos, só comprar um Hyundai HB20, que agora tem visual bem mais agradável.

Peugeot 5008

carros
Peugeot 5008 [divulgação]

Antes mesmo da Jeep ter o Commander e a CAOA Chery vender o Tiggo 8 no Brasil, outro SUV médio de sete lugares já rodava pelas nossas ruas. Só que ninguém lembra que a PSA vendeu o Peugeot 5008 no Brasil. Isso se deu pela divulgação forte do 3008, que acabou ofuscando o irmão maior com lugares extras.

Além disso, quem ia à uma concessionária Peugeot, acabava esbarrando na Citroën com a Grand C4 Picasso que tratava melhor os sete passageiros do que o SUV da marca do leão. Prova disso é que, quando 3008 e 5008 foram reestilizados na Europa, a Peugeot decidiu trazer só o modelo de cinco lugares para cá.

Que outro carro raro você se lembra? Conte nos comentários.