O estúdio de design Pininfarina foi fundado em 1930 por Battista “Pinin” Farina e é um dos mais respeitados do mundo, responsável por dar vida a linhas icônicas que marcaram a história da indústria automobilística.
Ao longo das décadas, o design Pininfarina assinou modelos icônicos, como a Ferrari 250 GT, o Alfa Romeo Spider e a Ferrari F40. Além desses fabricantes, a Pininfarina também desenhou modelos para Maserati, Peugeot e Cadillac. O estúdio está presente também na arquitetura e urbanismo, além de projetos de ônibus, trens, embarcações e iates. Selecionamos cinco modelos que expressam a visão de design do estúdio em veículos que estiveram presentes em nosso mercado.
Peugeot 306 Cabriolet
Um dos conversíveis mais elegantes de todos os tempos, o Peugeot 306 Cabriolet ostenta, assim como o Fiat Coupé, a assinatura do renomado estúdio de design em suas laterais. Lançado no final dos anos 1990, ele combinava o charme europeu a um estilo mais esportivo.
Com 4,14 m de comprimento, não era barato; no final da década de 1990, seu preço girava em torno de R$ 52.000. Foi oferecido no Brasil com motores 1.8 e 2.0 naturalmente aspirados. Este último, com câmbio manual de cinco marchas, rendia 123 cv e 17,9 kgfm.
Fiat Coupé
Um dos carros com design mais emblemáticos que já pisaram em nosso mercado foi o Fiat Coupé. Apresentado no Salão de Bruxelas de 1993, adotava a plataforma do Tipo, exibindo faróis carenados, lanternas circulares, maçanetas ocultas na coluna B e a tampa do bocal de abastecimento com desenho inspirado nos antigos carros de corrida.
Com um estilo que mesclava a estética da época ao interior desenhado pelo estúdio Pininfarina, o Fiat Coupé era equipado com um motor de quatro cilindros 2.0 16V (similar ao do Tempra), que entregava 139 cv e 18 kgfm. Ele foi importado pela Fiat ao Brasil de 1995 a 1997.
Peugeot 406 Coupé
Sem dúvidas, um dos carros mais belos de todos os tempos, tanto pela elegância das linhas quanto pela proporcionalidade da carroceria. Essa obra do design foi lançada no Salão de Paris de 1996, com um design que remete à Ferrari 456 GT. Com motor V6 3.0 de 194 cv, o 406 Coupé custava, em 1998, aproximadamente US$ 70.000.
Era um modelo 2+2, capaz de chegar aos 100 km/h em 7,9 segundos e atingir 235 km/h de velocidade máxima quando equipado com o câmbio manual de cinco marchas. Foram cerca de 107.633 unidades produzidas entre 1996 e 2004, com uma quantidade limitada de exemplares comercializados em nosso mercado.
Ferrari 456 GT
Um dos modelos mais belos da Ferrari na década de 1990 (na minha humilde opinião), o 456 GT exibia a assinatura da Pininfarina nas laterais. Com 4,73 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, sua carroceria era marcada por linhas limpas e faróis escamoteáveis, os últimos da Casa de Maranello.
Sob o capô, o motor V12 naturalmente aspirado, entregava 442 cv permitindo ir de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, com uma velocidade máxima de 302 km/h – a maior para um carro de série com quatro lugares. O câmbio era manual de seis marchas, com a alavanca em grelha, e, em 1996, foi disponibilizada a opção de transmissão automática.
Alfa Romeo 164
Considerado um dos sedãs executivos mais avançados e à frente do seu tempo, o Alfa Romeo 164 possui 4,55 m de comprimento e 2,66 m de entre-eixos, com a assinatura da Pininfarina visível na região dos para-lamas dianteiros. O estúdio foi responsável pelas linhas majestosas desse sedã de três volumes, que se tornou icônico até hoje.
Na época, foi um rival do BMW Série 5, Saab 9000 e Citroën XM, para citar. O motor V6 3.0 rendia 192 cv e 25 kgfm, enquanto o Alfa Romeo 164 Super, com um V6 3.0 de 24 válvulas (quatro por cilindro), entregava 215 cv e 27,5 kgfm.
Qual destes carros você considera que exibe o design Pininfarina mais belo? Deixe sua opinião nos comentários!