.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Entregam tudo o que prometem?

5 carros supervalorizados pelo mercado e pelos consumidores

Alguns carros conquistaram um status que nem sempre corresponde à realidade. Selecionamos cinco modelos que são supervalorizados no mercado

Volkswagen up! TSI [divulgação]
5 carros superestimados

Sempre há carros que acabam sendo supervalorizados tanto pelo mercado quanto pelos consumidores, atingindo patamares que, muitas vezes, não correspondem à sua real qualidade ou desempenho. Em alguns casos, eles até possuem boas características, mas o marketing agressivo ou o prestígio da marca acabam criando uma aura de exclusividade.

Seja pelo design, pela tecnologia ou simplesmente pela fama construída ao longo do tempo, alguns carros conquistaram um status elevado. Pensando nisso, selecionamos cinco carros que, por diferentes razões, são superestimados no mercado automotivo. Confira!

Volkswagen Up!

Voklswagen Up! Pepper branco parado de frente com prédio de tijolos ao fundo
Volkswagen Up! [Divulgação]

Lançado em 2014, o Volkswagen Up! conquistou seu espaço, especialmente após a introdução da mecânica TSI. Com um motor 1.0 turbo de até 105 cv e 16,8 kgfm (etanol), ele surpreendia pelo desempenho oferecendo uma relação peso-potência de 9 kg/cv.

Pequeno e ágil, rapidamente caiu no gosto dos entusiastas da preparação, o que rendeu uma pegada de esportivo. Além do desempenho, o Up! obteve cinco estrelas na proteção para adultos e quatro para crianças, algo raro entre os compactos da época.

As dimensões compactas transmitiam 3,64 m de comprimento, 2,42 m de entre-eixos e um porta-malas de 285 litros, que, apesar de modesto, era suficiente para o dia a dia. Mesmo assim, tinha um interior minimalista, que nem sempre justificavam o preço. Ainda assim, fez sua fama e, como diz o ditado, “deitou na cama”.

Toyota SW4

Toyota SW4 SRX Platinum é um carro supervalorizado em nosso mercado
Toyota SW4 SRX Platinum [Divulgação]

O SUV da Toyota é um dos modelos mais caros da marca no Brasil, disputando mercado com rivais como o Chevrolet Trailblazer High Country (R$ 392.590) e o Mitsubishi Pajero Sport. Com preços que variam entre R$ 404.090 e R$ 460.590, o SW4 se destaca pela robustez e pelo amplo espaço interno, especialmente para uso em estradas de terra e viagens longas.

No entanto, apesar da durabilidade e da mecânica consagrada, o projeto da cabine já demonstra sinais de envelhecimento, contrastando com a evolução de SUVs da mesma faixa de preço. Poderia estar um degrau abaixo para se manter mais competitivo dentro do segmento.

BMW Série 3

Novo BMW Série 3 preto parado de frente com árvores ao fundo é um dos carros supervalorizados no Brasil
Novo BMW Série 3 [Divulgação]

É inegável que a dirigibilidade afiada é o grande destaque do BMW Série 3. Com um acerto dinâmico exemplar, o sedã alemão oferece uma experiência de condução equilibrando desempenho e conforto.

No entanto, o status que o modelo adquiriu no Brasil não se reflete da mesma forma em mercados como os Estados Unidos ou a Europa, onde é visto mais como um sedã premium de acesso do que um símbolo de exclusividade. Atualmente, os preços do Série 3 começam em R$ 345.950, enquanto a variante híbrida plug-in, parte de R$ 454.950.

Mercedes-Benz Classe A

Mercedes-Benz Classe A prata andando na estrada com praia ao fundo é um carro supervalorizado
Mercedes-Benz Classe A [Divulgação]

Quando o Mercedes-Benz Classe A estreou no Brasil em 1999, sendo produzido até 2005 na fábrica de Juiz de Fora (MG), muitos consumidores foram seduzidos pelo slogan “É você de Mercedes”. A proposta era clara: tornar a marca da estrela de três pontas mais acessível ao público brasileiro, oferecendo um compacto premium com a grife alemã.

No entanto, apesar da expectativa gerada, o modelo não entregava o mesmo nível de luxo ou prestígio associado à Mercedes-Benz. Seu design alto e compacto fugia do padrão dos sedãs e coupés sofisticados do fabricante, enquanto o espaço interno limitado e o porta-malas pequeno comprometeram sua praticidade.

Além disso, sua manutenção cara e a reputação de problemas mecânicos afastaram muitos compradores ao longo do tempo. Embora tenha sido uma tentativa ousada de democratizar o acesso à marca, o Classe A acabou sendo supervalorizado pela força do emblema, sem realmente entregar a experiência premium que os consumidores esperavam de um Mercedes.

Koenigsegg Jesko

Koenigsegg Jesko (divulgação)

Ok, os carros da Koenigsegg são verdadeiras obras de arte sobre rodas, combinando engenharia de ponta, materiais exóticos e números impressionantes de desempenho. No entanto, a marca sueca se aproveita do hype em torno de seus modelos, alimentando a expectativa com promessas de velocidades máximas que, na prática, raramente são testadas ou comprovadas em condições reais.

A Koenigsegg frequentemente mantém seus recordes mais no campo da teoria e das simulações do que em tentativas práticas amplamente documentadas. Além disso, ao contrário de marcas como Ferrari, Porsche e McLaren, não possui uma tradição consolidada no automobilismo.

Embora o Jesko seja um feito impressionante da engenharia automotiva, sua supervalorização vem muito do mistério e da exclusividade criados pela própria Koenigsegg, reforçando a ideia de que, no mundo dos hipercarros, nem sempre os números grandiosos se traduzem em conquistas reais.

E você, qual outro carro considera superestimado? Compartilhe sua opinião nos comentários!