Tempero extra

5 carros sem graça que tiveram versões esportivas

Esses modelos, normalmente, são bastante pacatos, mas alguém resolveu transformar esses carros em verdadeiros esportivos

carros
Toyota Corolla XRS [divulgação]

Alguns carros são tão sóbrios que são considerados sem graça por muitas pessoas. Isso não quer dizer que esses modelos são ruins, apenas significa que, normalmente, falta um tempero. Normalmente, pois os carros dessa lista, ao menos uma vez na vida, tiveram uma versão esportiva, contrariando a áurea pacata.

Toyota Corolla XRS (norte-americano)

carros
Toyota Corolla XRS [divulgação]

Comecemos os trabalhos pelo sedã com a maior fama de pacato. O Toyota Corolla tem diversos apelidos maldosos, mas é um dos carros de maior sucesso da marca. E se atualmente há o GR Corolla com carroceria hatch, no passado houve a versão XRS, que no Brasil sempre foi apenas esportivada, mas nos Estados Unidos era um modelo esportivo.

Ele era equipado com o motor 1.8 aspirado de 172 cv e 17,5 kgfm, igual ao do esportivo Celica e feito em parceria com a Yamaha. Além disso, esse motor era girador, com a potência máxima sendo obtida a 7.600 rpm. A transmissão era manual de seis marchas e o visual tinha um ar mais esportivo, com direito a suspensão rebaixada em 1,2 cm.

Jeep Grand Cherokee SRT8

Jeep Grand Cherokee SRT8 [divulgação]
Jeep Grand Cherokee SRT8 [divulgação]

Os SUVs também são conhecidos como utilitários esportivos aqui no Brasil, uma tradução livre da sigla. Acontece que a maioria desses carros não tem um apelo esportivo, mas a Jeep fez uma versão apimentada do Grand Cherokee nos anos 2000. Ele era movido pelo motor V8 6.1 de 420 cv. O visual era mais invocado, a transmissão era da Mercedes-Benz (à época, parte do grupo Chrysler), a suspensão foi rebaixada e os freios eram da Brembo. O modelo fazia de 0 100 km/h em 4,8 segundos, com máxima de 270 km/h.

Nissan Sentra Nismo

Nissan Sentra Nismo [divulgação]
Nissan Sentra Nismo [divulgação]

A Toyota tem a GR, a Mercedes-Benz a AMG, e a Nissan tem a Nismo como sua divisão esportiva. Em 2017, o Sentra de geração passada ganhou uma versão preparada pela Nismo. Ele tinha motor 1.6 turbo de 190 cv e 24,5 kgfm, associado a um câmbio manual de seis marchas, ou um CVT oferecido como opcional. O visual também tinha detalhes mais esportivos, assim como o interior, e a suspensão também era preparada.

Ford Ka XR

Ford Ka XR [reprodução]
Ford Ka XR [reprodução]

A primeira geração do Ford Ka sempre foi conhecida por ter uma boa dinâmica, mas desempenho não era o forte. Isso mudou quando a marca americana lançou o Ka XR, transformando o hatch em um dos carros mais legais da sua época. O motor era o 1.6 Zetec RoCam de 95 cv, que atrelado ao baixo peso do modelo, fez o desempenho ser melhor, além da habilidade em curvas.

Renault Fluence GT

Renault Fluence GT [divulgação]
Renault Fluence GT [divulgação]

O Fluence é um dos carros mais esquecidos dos últimos tempos. Sucessor do Mégane no Brasil, ele não foi um sucesso de vendas, mas teve uma versão esportiva. A GT utilizava o motor 2.0 turbo de 180 cv e 30,6 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de seis marchas. Fazia de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, com velocidade máxima de 220 km/h. Vendeu pouco, mas ao menos transformou o pacato sedã em algo esportivo.

Quais outros carros sem graça ganharam versões esportivas? Deixe nos comentários a sua opinião.