Carros de passeio costumam vir com quatro portas ou duas portas, assim fica mais fácil de todos os cinco ou mais passageiros entrarem e saírem da cabine. Afinal, o porta-malas não dá para contar como uma porta. Contudo, os veículos dessa lista nasceram com um projeto distinto e vieram ao mundo com apenas três portas.
Com eles dá para ver que a criatividade dos designers que projetaram os carros pode voar longe. A lista de hoje é especial e trará caminhonete, esportivos, carro compacto e até uma perua.
Fiat Strada
Sim, um dos carros mais vendidos do Brasil já foi ofertado por aqui com três portas. O projeto lançado em 2014, como uma das principais novidades das versões com cabine dupla. A terceira entrada não possuía maçaneta e seu corte era reto. Para entrar na Strada, você precisava ir para o lado direito da caminhonete. Nessa época, ela podia ter motor 1.4 aspirado de 86 cv, 1.6 flex de 117 cv ou 1.8 E.torQ de 132 cv.
Um dos seus diferenciais era unir o espaço (bem apertado) para mais gente, com a robustez do projeto e a versatilidade da caçamba. Nessa época, ela podia ter câmbio manual ou o automatizado Dualogic, além do sistema Locker que ajudava a enfrentar as vias off-road.
Hyundai Veloster
Quando o Veloster foi anunciado, na propaganda dizia que ele era um dos únicos veículos vendidos no Brasil a contar com três portas. Mas, a Kombi já rodava há anos por aqui. Ele sempre teve o desenho como seu principal chamariz, afinal de contas ele ainda tem pegada atual, mesmo após cerca de 10 anos de seu lançamento.
Ele era vendido como esportivo e a propaganda chamava atenção para seu desempenho. Todavia, ele contava com o motor 1.6 16V aspirado do HB20 e que rendia 128 cv. Mesmo com câmbio automático de seis marchas, o modelo não era um esportivo nato. Por aqui, ele viveu entre 2011 e 2014.
Mini Clubman
Se uma caminhonete podia ter três portas, qual o motivo de uma perua não poder ter? A Mini Clubman também já quis ser diferente dos seus rivais e teve apenas três portas em um momento de sua vida. Baseada no simpático hatch Cooper, ela era alongada e prezava pelo amplo espaço interno e um porta-malas mais generoso. Sua terceira porta era do tipo suicida.
Um problema que a porta era colada na caixa de roda traseira. Por isso tinha tamanho bem compacto. O importante era que a perua fabricada no Reino Unido tinha seu charme próprio e até foi vendida no Brasil. Na época, podia ter motor turbo de 306 cv. Contudo, vendo que os SUVs vendem mais, a Mini parou de fabricar a Clubman há pouco tempo.
Mitsubishi Minica Lettuce
De todos os carros listados, esse é um que mais faz sentido (embora seja um tanto controverso) ter as três portas. O Mitsubishi Minica nunca veio ao Brasil e foi um hatch bem compacto japonês e que era vendido somente em sua terra natal. Ele tinha visual mais simples e conservador e até lembra o Daihatsu Cuore ao primeiro olhar.
Mesmo bem pequeno, tinha cerca de 3,29 m de comprimento e entre-eixos de 2,26 m, acomodando quatro passageiros e ainda com ampla visualização do mundo externo, já que suas janelas eram amplas. O curioso é que o sistema de portas era igual ao do Veloster.
Saturn SC Coupé
Por fim, o último dos carros de três portas tem como principal destaque seu desenho, com pegada mais esportiva. Com capô é bem largo, o Saturn SC Coupé é mais baixo e a terceira porta é bem pequena, se comparada com as portas comuns. Igual à Strada. Ele veio ao mundo na década de 1990 e era equipado com motor 1.9 aspirado.
O mais surpreendente do Saturn SC Coupé é que ele teve unidades importadas para o Brasil e que hoje estão à venda. Mas, a maioria encontrada conta com duas portas. Ao menos ele tinha 124 cv, podia ter câmbio automático ou manual. Mas a aceleração de 0 a 100 km/h em nove segundos não era destaque.
Você teria algum desses carros de três portas? Conte nos comentários