Peruas para todos!

5 carros que tiveram versão perua e você não sabia

As peruas já significaram muito aqui no Brasil. Mas, vários carros vendidos no nosso país tiveram versões peruas fora daqui

carros
Hyundai i30 Tourer [divulgação]

Engolidas pelos SUVs depois de uma baixa causada pelas minivans, as peruas são cada vez mais raras no Brasil. Tanto que, carros dessa categoria custam acima de R$ 1 milhão. Só que houve um tempo que modelos fortíssimos no mercado brasileiro tinham versões perua, as quais nunca foram vendida aqui. Confira todas elas:

Chevrolet Cruze

Chevrolet Cruze SW [divulgação] peruas
Chevrolet Cruze SW [divulgação]

Apesar de ser um carro tipicamente norte-americano, o Chevrolet Cruze de primeira geração foi desenvolvido na Coreia do Sul e foi um dos poucos carros da gravata dourada a ser vendido na Europa. Como o Velho Continente ama uma perua, a Chevrolet não teve escapatória e fez uma versão familiar do Cruze. E ela era bonita.

Volkswagen Polo 

carros
Volkswagen Polo Variant [divulgação]

Ainda que a perua do Volkswagen Polo tenha existido somente em sua fase mais feia (terceira geração, vendido só no sedã Polo Classic por aqui), é curioso ver essa variante. Apesar de os europeus adorarem peruas, os modelos bem compactos não eram muito populares. No Brasil, tivemos a Seat Cordoba Vario, que era uma Polo Variant espanhola.

Honda Fit

Honda Fit Shuttle [divulgação]
Honda Fit Shuttle [divulgação]

A Honda Shuttle já passou por diversas fases diferentes. Sua primeira geração, vendida de 1983 a 1996 era baseada no Civic. Depois, de 1995 a 2000, foi uma minivan. Só que o nome voltou em 2011 como Fit Shuttle, transformando o nome do modelo em perua do Fit. Era basicamente um Fit alongado e que, na segunda geração, tinha até frente própria.

Ford Focus

Ford Focus Turnier [divulgação]
Ford Focus Turnier [divulgação]

Durante todas as quatro gerações do Ford Focus, ele teve versões peruas. Mas nenhuma delas veio ao Brasil. Por aqui, tivemos da primeira à terceira geração, pulando o formato original da segunda para partir direto à reestilização. Até mesmo os EUA recebeu a perua Focus de primeira geração, mas o Brasil não.

Hyundai i30 Tourer

Hyundai i30 Tourer [divulgação]
Hyundai i30 Tourer [divulgação]

Ainda que a primeira geração do Hyundai i30 tenha sido vendida no Brasil, a segunda ficou de fora. E se reparar bem no desenho, não parece um dos carros mais vendidos do país? Até porque a lanterna traseira da perua do i30 é idêntica à do HB20. Uma pena que a marca sul-coreana desistiu do segmento justamente quando ela ficou mais bonita.

Quais outras peruas derivadas de carros conhecidos no Brasil você se lembra? Conte nos comentários.