Por muitos anos, o mercado brasileiro sobreviveu com carros de gerações antigas enquanto via Europa, EUA e Ásia receberem renovações fortes de modelos que tínhamos aqui. Esse movimento se dava por conta do nosso mercado em desenvolvimento e falta de informação do público geral sobre o que havia lá fora.
Por isso, reunimos cinco carros que foram vendidos no Brasil em geração anterior à presente lá fora. Inclusive, a grande maioria desses modelos sobreviveu por mais tempo do que deveria, prolongando suas gerações por anos. Confira.
Ford Fiesta
Ainda que tenha morrido com a alcunha de New Fiesta, o hatch compacto da Ford já tinha mudado na Europa e permanecia velho no Brasil. Ele já adotava a nova linguagem visual da marca, aposentou o sedã, mas mantinha a essência estilística. Pena que nunca veio e se aposentou até na Europa.
Hyundai Tucson
Podemos dizer que o Hyundai Tucson foi um verdadeiro highlander no Brasil. Inclusive, o nosso país foi o único no qual as três gerações do SUV foram vendidas ao mesmo tempo. Somente em um museu na Coreia do Sul seria possível ver os três carros juntos em estado imaculado…ou em uma concessionária da CAOA até pouco tempo atrás.
Chevrolet Corsa
Aqui no Brasil, o Chevrolet Corsa durou de 1994 a 2012, sendo que a última geração, internacionalmente a terceira, saiu de linha em 2006. E nem estamos falando do Classic, que durou ainda mais. Vale ressaltar que a quarta geração do Corsa tinha plataforma de Fiat Punto e que, indiretamente, antecipava a junção da Stellantis.
Fiat Doblò
Por falar em Stellantis, um dos carros mais longevos da Fiat por aqui foi o Doblò. Lançado em 2001, ele foi produzido por 20 anos sem mudar de geração. Inclusive, ele só foi reestilizado por aqui em 2009, quatro anos depois da Europa e um ano antes de a Fiat lançar uma nova geração do modelo. Aliás, o Doblò agora está na terceira geração e bem longe do Brasil.
Volkswagen Golf
Sem dinheiro para produzir a quinta geração no Brasil, que havia se tornado cara demais, a Volkswagen fez um belo remendo no Golf de quarta geração. Chamado de mk4,5, o modelo tinha visual exclusivo para o nosso mercado, mas era baseado na geração antiga do Golf. Por aqui, tivemos acesso ao Golf mk5 através de Jetta e Jetta Variant (Golf Variant lá fora).
Que outros carros que sobreviveram em geração velha no Brasil você se lembra? Conte nos comentários.