Na hora de escolher o nome de um carro, as marcas pensam duas vezes antes de adotar um batismo polêmico (às vezes não). Quer seja porque pode ser um palavrão em uma língua ou porque há um nome mais forte que casaria melhor com o modelo. E isso é muito importante especialmente em caso de carros internacionais.
Por isso, reunimos aqui cinco carros diferentes que só usam esse nome no mercado brasileiro e as razões pelas quais houve essa mudança. Alguns modelos, vale lembrar, usam esse nome também fora do Brasil, mas só se classificaram para a lista porque são produzidos somente no nosso país com esse nome.
Chevrolet Tracker
Enquanto lá fora, esse SUV compacto foi chamado de Trax, aqui no Brasil a Chevrolet decidiu usar o nome Tracker. Nos EUA, a GM não quis associar com o SUV da Suzuki que passou por engenharia de emblema e teve má fama. Como o Tracker teve boa fama no Brasil, o nome foi usado aqui e permaneceu a ponto de passar para mais uma geração.
BYD Dolphin Mini
Embarcando no sucesso do Dolphin e vendo a possível dificuldade das pessoas em falar Seagull, a BYD mudou o nome de seu hatch compacto elétrico. A adoção do nome Dolphin Mini fez com que muita gente associasse o então Seagull ao modelo de sucesso no Brasil. O problema foi que o nome Mini dá a impressão de que ele é bem menor do que de fato é.
Volkswagen Nivus
O caso do Volkswagen Nivus é um inverso, na realidade. Ele é o primeiro de diversos carros desenvolvidos no Brasil a ser produzido na Europa. Só que, quando ele atravessou o oceano, trocou de nome. O modelo produzido na Espanha se chama Taigo, para manter a tradição de todo SUV da Volkswagen começar com a letra T. Aqui no Brasil, a tradição foi esquecida.
Chevrolet S10
Mais um caso entre os carros com nome forte em uma geração e que se mantém em outra. Fora do Brasil, a picape média da Chevrolet se chama Colorado – quer tenha o visual da S10 nacional ou o estilo americano totalmente diferente. Mas aqui resolveram manter o nome S10, descontinuado globalmente, por conta da ótima fama da picape média na nossa terra.
Effa M100
Considerado até hoje um dos piores carros já vendidos no Brasil, o Effa M100 mudou de marca e de nome para ser vendido no Brasil. Lá na China e em outros mercados que (infelizmente) receberam o modelo, ele se chamava Changhe Ideal. Para evitar problemas com a Fiat e sua minivan Idea, o nome M100 (código de projeto) foi adotado por aqui.
Que outro carro com nome exclusivo do Brasil você se lembra? Conte nos comentários.
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