Será que se vão?

5 carros que são os últimos de suas categorias no Brasil

[Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Ser o único em uma categoria tem vantagens e desvantagens. Afinal, os que procuram carros nessa categoria podem ter naquele modelo sua única opção. Ou também pode ser um indicativo de que a marca está nadando sozinha em um território que ninguém mais, nem mesmo os consumidores, querem explorar.

Por isso, reunimos nessa lista cinco carros que são os últimos de suas categorias aqui no Brasil. Pode ser que lá fora a situação seja bem diferente e suas categorias estejam fervendo, mas no nosso território, a chance é enorme de que eles sejam os carros que vão apagar a luz do segmento. 

Chevrolet Spin

carros
Chevrolet Spin Premier [Auto+ / João Brigato]

Ainda que a General Motors tente forçar a barra chamando a Chevrolet Spin de crossover, ela é uma minivan. E é a última produzida no Brasil. Atualmente no nosso país, só ela representa o segmento que já foi tão moda quanto os SUVs. Recentemente a Kia voltou a importar a Carnival, mas ela é bem maior.

Toyota Corolla

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Que outra fabricante produz hoje no Brasil um sedã médio além da Toyota? Pois é…ninguém. Temos os BYD King e Seal, que são importados da China junto do CAOA Chery Arrizo 6. Do México vem Volkswagen Jetta. Enquanto o Honda CIvic é importado da Tailândia. O resto, só carros de luxo e olhe lá.

Ford Mustang

Ford Mustang GT [Auto+ / João Brigato]
Ford Mustang GT [Auto+ / João Brigato]

Como os Dodge Charger e Challenger nunca fizeram o requisito da Stellantis para vir ao  Brasil e o Chevrolet Camaro foi aposentado, o Ford Mustang é o último muscle-car à venda aqui. Com motor V8 e formato de cupê, o Mustang convive com o irmão Mustang Mach-E, que é um SUV elétrico que só existe para compensar as emissões de poluentes dele.

CAOA Chery iCar

carro elétrico mais barato do Brasil
CAOA Chery iCar [divulgação]

Não exite mais microcarro no Brasil, muito menos carros populares com duas portas. Com isso, o CAOA Chery iCar, além de o elétrico ser o menor modelo vendido no país, é o último com duas portas. Até a Europa, que sempre gostou desse tipo de carroceria com duas portas a menos, aboliu o sistema há tempos.

Jeep Renegade

carros
Jeep Renegade Trailhawk [divulgação]

Fora o Suzuki Jimny que é um SUV subcompacto, não existe outro SUV compacto à venda no Brasil que tenha tração 4×4. O Jeep Renegade é o último de uma turma que já contou com Ford EcoSport, Renault Duster e Chevrolet Tracker. Fora daqui, até Nissan Kicks e Honda HR-V tem versões 4×4, mas o brasileiro nunca ligou para isso.

Quais outros carros são os últimos de suas espécies? Conte nos comentários.