Salvadores da pátria: esses carros são verdadeiros heróis para suas marcas. Em momento delicado, cada uma desses fabricantes estava prestes a abrir falência. Mas, conseguiu se reerguer graças a um modelo em específico. Portanto, agradeça a cada um dos carros presentes na lista, já que, sem eles, essas marcas não existiriam mais.
Porsche Boxster e Cayenne
Tecnicamente, quem iniciou o movimento de tirar a Porsche da lama foi o Boxster, mas o dinheiro que o Cayenne conseguiu, fez a marca ser o que é hoje. Quase falindo no final dos anos 1980, a Porsche desenvolveu o Boxster como seu modelo de entrada mais barato, que pagou o desenvolvimento do SUV Cayenne, o qual dita, até hoje, regras no segmento.
Peugeot 205
Durante os anos 1970, a Peugeot estava em seu auge: comprou a Citroën, as operações europeias da Chrysler e vendia carros a rodo. Mas as consequências de comprar marcas que estavam em processo de falência cobrou seu preço na década seguinte. Mas, graças ao 205, lançado em 1985, a marca teve nas mãos um de seus maiores sucessos e voltou a lucrar.
Nissan Qashqai
Enquanto o Jeep Compass domina o segmento de SUVs médios no Brasil, na Europa quem faz esse papel é o Nissan Qashqai. O modelo é tão importante que foi a última chance da Nissan Europa de desenvolver um carro após tantos fracassos. Hoje, a operação por lá só existe por causa desse utilitário esportivo médio.
Chevrolet Agile
Em tempos nebulosos onde a General Motors estava fechando marcas e pedindo socorro ao governo norte-americano para não sofrer falência, a divisão brasileira se tornou a galinha dos ovos de ouro. O Agile foi desenvolvido com custo baixíssimo, era um modelo barato de ser feito e de alto lucro. Dizem nos corredores que, se não fosse o Agile, a GM teria falido globalmente.
Aston Martin DB7
Nos tempos em que a Aston Martin fazia parte da Ford, mas estava quase a beira da falência, um projeto descartado pela Jaguar a salvou. O DB7 originalmente deveria ser o novo esportivo da Jaguar, substituto do XJS, mas foi parar nas mãos da Aston, que o modificou e transformou o modelo em seu maior ícone na história.