Abrir o porta-malas dos carros tem ficado cada vez mais fácil nos últimos anos. Sensores de presença detectam se o motorista com a chave no bolso está atrás da tampa e a abrem automaticamente, como no novo Hyundai HB20S. Há também modelos que abrem o porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque. Mas nem sempre foi assim e algumas marcas decidiram complicar (e muito) isso.
Com esse fato em mãos e inspirado pelo Porsche Macan (já entenderão ao longo do texto), listamos os cinco carros que quase ninguém sabe como abrir o porta-malas. Justamente aqueles modelos que farão pessoas não habituadas ou os próprios donos na primeira semana de uso apanharem para ter acesso ao espaço de bagagens.
Ford EcoSport
Enquanto a primeira geração do Ford EcoSport usava a mesma maçaneta das portas para abrir o porta-malas, no segundo modelo a Ford resolveu inovar. A parte das lanternas que ficava na tampa do porta-malas era falsa, não acendendo ou tendo função alguma. A sacada inteligente da marca americana foi esconder ali a maçaneta.
O elemento branco do lado esquerdo se transformava em cromado do lado direito e era o puxador da porta traseira. Um botão na parte interna ou o quadradinho na externa fazia o papel de liberar a porta. É um recurso muito inteligente e que muita gente, até hoje, se perde para abrir o porta-malas do EcoSport.
Porsche Macan
Talvez esse seja um dos carros com o lugar mais misterioso e bizarro para abrir o porta-malas. A Porsche instalou no Macan um botão na parte inferior do limpador do vidro traseiro. O comando é discreto, camuflado e mal é visto por qualquer pessoa que não esteja acostumada com o modelo de entrada da Porsche.
Tudo que bem que ele permite abrir a porta traseira por um botão no interior ou na chave, assim como a grande maioria dos outros carros da lista. Contudo, é comum ver pessoas procurando onde é a maçaneta ou tateando a parte superior do suporte de placa do Macan em busca de respostas nunca encontradas.
Peugeot geração 7
Muitos carros da Peugeot de geração 7 como o 307 CC e os sedãs 607 e 407 literalmente escondiam o botão de abertura do porta-malas. Os que não conheciam o sistema ou que nunca viram alguém abrir o espaço traseiro, mal sabiam que era preciso apertar um botão camuflado dentro 0 do nome dos carros.
Era impossível detectar que aquilo era um botão, afinal, era a parte interna do 0 do nome dos carros da Peugeot e que contava com a mesma cor da carroceria. O mistério era sempre resolvido por um fã da marca, jornalista ou na concessionária. A Peugeot percebeu que, apesar de ser um toque de design legal, muita gente se confundia, por isso nunca mais usou essa estratégia.
Jeep Renegade
Antes da primeira reestilização do Jeep Renegade, muitos buscavam o botão de abertura do porta-malas no lugar errado. As cenas do SUV compacto estacionado no shopping com alguém passando a mão na parte de cima do suporte de placa e se dependurando para enxergar o botão eram algo comum.
Mal sabiam que ele não estava ali. Na realidade, o local de abertura do porta-malas ficava no final da tampa, bem sinalizado por um buraco no para-choque. Mas não adiantou: muita gente vendeu seu Jeep sem nunca saber que era ali que o porta-malas abria. Tanto que quando o Renegade foi reestilizado, a Jeep instalou uma maçaneta grande e bem nítida.
Volkswagen New Beelte
Antes de a Volkswagen adotar o logotipo como maçaneta para abrir o porta-malas, o New Beetle resolveu complicar a operação. Era preciso girar o logotipo da marca para puxar uma pequena alavanca ou usar a chave para rotacionar o miolo e abrir o compartimento.
Por sorte esse sistema durou pouco tempo e a grande maioria dos proprietários do Fusca dos anos 2000 usava o botão da chave ou do interior para facilitar a vida na hora de abrir o porta-malas. Hoje em dia, muitos Volkswagen usam o logotipo que se dobra para dentro do porta-malas como sistema de abertura.
Que outro carro deveria estar na lista? Conte nos comentários.
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