Quem lembra deles?

5 carros que ninguém lembra, mas já foram vendidos no Brasil

carros
SsangYong XLV [divulgação]

Não foi delírio coletivo, nem truque da sua mente. Mas esses cinco carros já foram vendidos no Brasil, ainda que pouquíssima gente se lembre disso. Por mais que existam modelos até mais raros que os cinco carros dessa lista, a falta de memória da população com eles se deve ao fato de serem modelos comuns.

E justamente pelo fato de pertencerem a marcas generalistas, terem preço próximo a vários rivais e até serem de fabricantes grandes que o anonimato desses cinco carros chama tanto a atenção. Confira agora cinco carros que já foram vendidos no Brasil, mas quase ninguém se lembra disso.

Renault Grand Scénic

Renault Grand Scénic [divulgação]
Renault Grand Scénic [divulgação]

Enquanto a primeira geração da Renault Scénic foi um dos carros mais emblemáticos dos anos 1990, a sua irmã Grand Scénic veio e ninguém lembro disso. Ela concorria diretamente com Citroën Grand C4 Picasso, mas sem o mesmo brilho. A Renault também não ajudou, visto que o modelo foi vendido somente em 2008.

SsangYong XLV

SsangYong XLV [divulgação]
SsangYong XLV [divulgação]

Em uma passagem relâmpago no Brasil, o SsangYong XLV foi vendio por aqui somente em 2018. O modelo era um tanto quanto esquisito. Ele era um SUV compacto de sete lugares, mas que no nosso país foi oferecido somente com cinco assentos. Além disso, tinha motor 1.6 de 128 cv e só 16 kgfm de torque. Alguém já viu um desses carros na rua?

Citroën C6

Citroën C6 [divulgação]
Citroën C6 [divulgação]

Em tempos nos quais as marcas generalistas já estavam desistindo de vender carros de luxo, a Citroën veio com o C6. O modelo durou três anos no Brasil, sendo 2007 o ano de maior vendas. Era um sedã executivo grande, luxuoso e muito ousado. Seu grande charme era o vidro traseiro curvo, depois herdado pelo C4 Lounge e as lanternas de bumerangue.

Ford Explorer

Ford Explorer [divulgação]
Ford Explorer [divulgação]

Ainda que a primeira geração do Ford Explorer tenha sido bastante popular no Brasil, o modelo seguinte é raridade pura. Ele só foi oferecido no nosso país em 2005 e em versão única. A demanda dos EUA por ele era tão alta, que não sobraram unidades para o nosso mercado, além de ter ficado grande e caro demais.

Peugeot 508

Peugeot 508 [divulgação]
Peugeot 508 [divulgação]

Empolgada com o sucesso que carros grandes faziam, como Hyundai Azera e Ford Fusion, a Peugeot escalou o belíssimo 508 para o Brasil em 2012. Mas o modelo foi um fracasso nas vendas. Mesmo com o conhecido e apreciado motor 1.6 THP, a má fama do pós-venda da marca na época fez o sedã ser apagado e morrer em 2014 com vendas quase negativas.

Quais outros carros foram vendidos no Brasil e ninguém se lembra deles? Se você lembrar que algum, conte nos comentários.