Quem puder evitar, evite

5 carros que ninguém deveria comprar

Os carros indicados nessa lista não são muito bem vistos no mercado, mas há quem goste e seja muito fã de alguns deles

carros
Fiat Pulse 1.3 Drive [divulgação]

O mercado automotivo brasileiro é bastante diverso. Marcas e modelos variados desfilam livremente pelas ruas brasileiras. Todavia, existem aqueles automóveis que não são muito queridos pelo público e nada recomendados como opção de compra. Aliás, caso o leitor do Auto+ precise de ajuda na hora de escolher seu próximo veículo, basta preencher este formulário que o quadro Me Ajuda Auto+ pode trazer boas ideias de compras.

É bom ressaltar que cada um dos carros listados possui seus predicados e também seus contras. Quem já dirigiu ou teve algum dos modelos indicados, pode contar nos comentários como foi sua experiência e também se recomenda para demais pessoas ou não. Aproveite a leitura.

Carros com câmbio automatizado

Há um bom tempo, no Brasil existiam diversos carros equipados com câmbio automatizado. Eles eram uma opção mais em conta do que os automáticos de fato. Renault, Chevrolet, Fiat e Volkswagen já tiveram experiências nesse sentido. Manutenção mais detalhada e funcionamento inadequado são as principais reclamações. Mas, existem condutores que tiveram sorte e se deram bem com essa transmissão.

Carros da Lifan

Lifan 530 [divulgação]
Lifan 530 [divulgação]

A Lifan foi uma marca chinesa que chegou ao Brasil e não se preparou muito bem e enfrentou diversos problemas. Seus carros não eram muito confiáveis, tinham mais problemas de construção do que qualidade e o desenho não era muito atraente. O resultado foi uma vida curta por aqui e comentários não muito agradáveis sobre os seus modelos.

Peugeot e Citroën com câmbio AL4

Durante muito tempo, os carros da Peugeot e Citroën vinham equipados com o famoso câmbio automático AL4. Com apenas 4 marchas, a transmissão não era amiga do consumo de combustível e requeria uma manutenção detalhada. Por sorte, as marcas mudaram e adotaram uma transmissão automática de 6 marchas que trouxeram alegrias e elogios para seus modelos. Foram poucos donos que não tiveram problemas com o câmbio AL4.

Volkswagen Golf 1.6 MSI

Volkswagen Golf (divulgação)

O Volkswagen Golf era e é conhecido por ser um hatch médio potente e que trazia certa emoção na hora de pilotar. Mas, a marca alemã teve a ideia de aplicar o motor 1.6 MSI 16V de 120 cv e 16,8 kgfm na versão mais barata do modelo em sua 7ª geração. Para quem pilotou o hatch médio, sentia falta do vigor das demais versões como a com o motor 1.4 TSI ou o icônico Golf GTI.

SUVs equipados com câmbio manual

Sim, ainda existem SUVs que contam com o câmbio manual de série. Os carros mais vendidos do mercado são procurados pela sua versatilidade, praticidade e também pela maior altura em relação ao solo. A posição elevada de dirigir também é um ponto a favor. Para quem gosta, os compactos como Fiat Pulse, Renault Duster e Suzuki Jimny trazem a embreagem como amiga. Mas experimente vender eles depois…

Você já teve experiência com algum desses carros? Teria ou tem eles na sua garagem? Conte nos comentários


>>Lesmas sobre rodas: os 10 carros mais lerdos do Brasil

>>5 carros que não deveriam ter sido lançados no Brasil

>>Chevrolet promete 6 novos carros em 2024 e um já foi lançado