Na hora de escolher o nome dos carros, as fabricantes sempre pensam em algo impactante e que fixe na mente das pessoas. Só que, muitas vezes, o batismo escolhido não é exatamente aquele que pega. Por isso, algumas versões específicas se tornam o nome pelo qual o carro é conhecido ou até mesmo um apelido.
Por isso, reunimos aqui nessa lista cinco carros cujos nomes oficiais raramente são usados por pessoas fora das montadoras. Para o público comum e até especialistas da imprensa, os nomes não oficiais são os verdadeiros desses modelos. Confira.
Mini Cooper
Eu duvido que você encontre alguém no planeta Terra que chama esse carro de Mini Hatch – fora os que trabalharam na Mini ou na BMW, enquanto a marca insistia nisso. Mas esse era o nome oficial do modelo, que só foi oficializado como Mini Cooper agora na reestilização.
A realidade é que Cooper era uma das diversas versões do modelo britânico. Há quem piore as coisas e o chame de carro do Mr. Bean. O mais curioso é que outros modelos da Mini possuíam versões Cooper, como era o caso do Countryman. O problema é a versão John Cooper Works ajudava na confusão.
Volkswagen Zé do Caixão
Oficialmente, o nome do modelo é Volkswagen 1.600 (e na época ainda se pronunciava “miliseiscentos” não “mil e seiscentos”), mas todos o conhecem como Zé do Caixão. O apelido pego tão forte que até a própria Volkswagen o chama assim hoje em dia quando se refere ao modelo histórico.
O apelido dado ao sedã se deu por conta da presença de quatro portas, maçanetas cromadas e visual quadradinho. O brasileiro tinha mania de comprar carros de duas portas e julgar os modelos com portas extras como de taxistas. Para piorar, o associaram a um caixão de defunto e como o personagem Zé do Caixão.
Land Rover Range Rover Vogue
Diferentemente de alguns casos onde o nome é encurtado ou adotada uma nomenclatura para simplificar a situação, os brasileiros decidiram adicionar um ponto a mais para o Range Rover. O modelo mais caro e sofisticado da Land Rover se chama simplesmente Range Rover, mas a maioria se refere a ele como Range Rover Vogue.
Isso se deu por conta da estratégia da Land Rover em transformar o Range Rover em uma linha de modelos. Como o SUV original tinha uma versão Vogue, que foi muito popular, o sobrenome pegou. Assim, a linha Range Rover hoje é constituída por Evoque, Velar, Sport e Vogue.
Mazda Miata
Oficialmente o nome do esportivo japonês no mundo inteiro é Mazda MX-5. Nos EUA ele ainda é chamado de MX-5 Miata. Mas como todos se referem a ele? Somente como Mazda Miata. Inclusive há um acrônimo em inglês com o nome do modelo que diz, com cada letra de seu nome, Miata Is Always The Answer (Miata é sempre a resposta, em português).
Vale lembrar que o Mazda Miata está em sua quarta geração, sendo essa desenvolvida em parceria com a Fiat. A marca italiana ajudou no desenvolvimento o que lhe rendeu o 124 Spider, vendido também em versão Abarth. O Fiat saiu de linha, enquanto o Mazda se prepara para ganhar uma nova geração em breve – talvez a última não elétrica.
Volkswagen Fusca
Diferentemente do Zé do Caixão que nunca virou nome oficial, Fusca se tornou o batismo do besouro depois de muita insistência do brasileiro. Chamado oficialmente de Type 1 ou Sedan, o modelo mais icônico da Volkswagen se tornou Fusca por aqui pois muita gente não conseguia falar o nome da marca alemã corretamente.
Para quem se perguntava de onde surgiu o nome Fusca, foi simplesmente vindo de Volkswagen falado errado. O batismo só se tornou oficial nos últimos anos do modelo original, contudo, ele retornou estampado na tampa traseira da terceira geração. Nesse modelo, a VW decidiu adotar o apelido do carro em cada país que ele foi vendido como nome oficial.
Que outro carro é chamado pelo nome errado? Conte nos comentários.