Respostas da Pergunta da Semana

5 carros que não merecem o ódio que recebem

Injustiçados ou desprestigiados? Esses cinco carros foram escolhidos pelos leitores do Auto+ por não merecerem o ódio que recebem

CAOA Chery Tiggo 8 Pro preto de frente com rodas escuras em um por do sol
CAOA Chery Tiggo 8 Pro [divulgação]

Já reparou que existem alguns carros que não merecem o ódio que é destilado a eles nas redes sociais e rodas de conversa? Em sua grande maioria, são modelos bons, mas que tiveram algum deslize na carreira e que ficaram marcados por ele. Por isso, nesta edição da Pergunta da Semana, questionamos: que carros não merecem o ódio que recebem?

As sugestões a seguir foram feitas pelos leitores do Auto+ através da caixinha de comentários do site ou nas nossas redes sociais. Lembrando que nossa equipe de jornalismo sugeriu, como carros que não merecem o ódio que recebem, Jeep Renegade, Peugeot 206, Fiat 500 e SUVs compactos no geral.

Toyota Prius

Toyota Prius vermelho de frente em um estacionamento
Toyota Prius [divulgação]

Sugerido por Navio Otomano nos comentários do site, “O Toyota Prius é muito odiado pelo pessoal gearhead. Mas ele marca o início da entrada dos híbridos no mercado e de todos os benefícios que vieram com os carros com esse tipo de combustível”. De fato, um dos carros criadores de tendência, mas que vira motivo, injusto, de piada. 

Fiat Marea

Fiat Marea é um dos carros que merecia uma segunda chance em nosso mercado
Fiat Marea [Divulgação]

Um dos carros que mais vira piada nas redes sociais, o Fiat Marea também foi o mais citado no nosso Instagram. É injusta a fama de bomba que o modelo recebeu, justamente porque seus donos eram negligentes com a manutenção. Como era um modelo à frente do seu tempo, tinha manutenção mais específica e cuidadosa, mas que ninguém fazia.

Volkswagen Taos

Volkswagen Taos dourado com teto preto de frente
Volkswagen Taos Highline [Auto+ / Rafael Déa]

Apesar do visual sem graça, o Volkswagen Taos é um ótimo SUV médio. Mas o ódio que ele recebe por parecer demais do T-Cross e não ser tão sofisticado quanto um Tiguan, faz com que ele seja rejeitado pelos brasileiros. Quem sabe em uma reestilização mais profunda do que a feita nos EUA não resolva o problema?

Fiat Linea

Fiat Linea [divulgação]
Fiat Linea [divulgação]

Lembrado por Junior Kajueiro, o Fiat Linea “era um excelente carro, mas que infelizmente não emplacou devido a precificação errada e falta de um câmbio automático”. De fato, a Fiat ter colocado o sedan compacto como médio e não ter adicionado um câmbio automático de verdade escondeu todos os bons atributos que ele tinha. 

Carros chineses atuais

BYD Shark azul parada no meio da estrada
BYD Shark [divulgação]

Por mais que muitas marcas tenham manchado a fama dos chineses no Brasil, como Effa, Lifan e os primeiros Chery, as marcas atuais vendem produtos equivalentes às tidas como nacionais e, em muitos casos, superiores. BYD, GWM e CAOA Chery estão aí para provar isso. Mas ainda há muito ódio em cima dos carros chineses. 

Você lembra de outros carros que sofrem um ódio injustificável? Conte nos comentários.