O mercado brasileiro tem suas particularidades. Por isso, às vezes as montadoras decidem não lançar determinados carros ou versões por aqui. Algumas vezes, essas configurações são até mesmo fabricadas no Brasil, mas destinadas apenas para exportação. Em outros casos, os carros são vendidos em países vizinhos, mas não aqui.
A seguir, confira quais foram os cinco carros que deveriam ser vendidos no Brasil, de acordo com o público do Auto+. Esse foi o tema da Pergunta da Semana, nosso quadro semanal onde questionamos algo para nossa audência.
Hyundai Santa Cruz
A Hyundai Santa Cruz tem feito sucesso nos Estados Unidos e seria uma boa concorrente para Fiat Toro (nas versões topo de linha), Ram Rampage e Ford Maverick. A caminhonete compacta nunca foi importada pela CAOA Hyundai, mas com a separação das duas, e a Hyundai assumindo a operação, pode ser que a picape ganhe uma chance no Brasil.
VW Tarok
Seguindo a mesma linha da Santa Cruz, a VW Tarok é um dos carros que até hoje ninguém sabe porque não foi lançado no Brasil. Nesse caso, seria um projeto nacional e que chamou a atenção no Salão do Automóvel de 2018. Ela poderia concorrer com todas as versões da Toro, além de brigar com Chevrolet Montana e Renault Oroch. Porém, ao que tudo indica, a Volkswagen voltou a planejar o lançamento de uma picape desse porte. A ver como será o modelo.
Fiat Cronos 1.0 turbo
A Fiat não tem nenhum plano para lançar uma versão turbo para Argo e Cronos. O que é uma pena, porque o sedã tem um design interessante e merecia um motor mais potente. Dessa forma, o 1.0 turbo de 130 cv cairia como uma luva no modelo. Entretanto, isso nunca deve acontecer.
Honda Ridgeline
A Honda Ridgeline é uma caminhonete média, mas feita em monobloco, como a Toro. Dessa forma, seria curioso ter esse modelo por aqui, já que seria um dos carros mais diferentes do segmento. Nos Estados Unidos, ela vende bem e já está por lá há quase 20 anos. Seria uma boa porta de entrada da Honda no mundo das caminhonetes médias, tendo um projeto bastante diferente das concorrentes.
Ford Puma
A Ford mostrou ao mercado como se faz um SUV compacto. E, quando todo mundo resolveu lançar o seu concorrente, ela desistiu de fazer carros no Brasil, matou o EcoSport e passou a olhar para segmentos maiores. Por isso, faria sentido termos o Puma por aqui, que é um dos poucos carros compactos que restou na Ford.
Vendendo bem na Europa, o Puma poderia ser o SUV compacto da marca por aqui, mas até agora, não há nenhum sinal claro de que o modelo vai ser vendido no mercado brasileiro.
>> BMW promete 14 lançamentos no Brasil durante este ano
>> Honda Civic que virou Dodge Challenger virá ao mundo em 2025
>> BYD e marca brasileira disputam a fábrica da Ford