Por mais simples que os nomes dos carros possam ser, nem todo mundo consegue falar do jeito certo. E não adianta propaganda, vídeos da imprensa ou explicações, sempre terá alguém que vai falar errado o nome desses cinco carros da lista. Confira:
Chevrolet Cruze
Talvez seja culpa de Tom Cruise ou do piloto automático que chama Cruise Control, mas é bastante comum ouvir nas ruas alguém chamar o Chevrolet Cruze de “cruise”. A adição de um “i” no meio do nome do carro muda a fonética e causa certa estranheza. Mas isso é mais comum do que a Chevrolet ter carros para substituí-lo.
BYD
Apesar de muitas siglas serem lidas em português, a marca chinesa resolveu adotar a nomenclatura em inglês por aqui. Só que muita gente ainda assim fala errado. É comum ouvir “Bi Ai Di”, como se a marca fosse escrita BID não BYD. Sabe a música YMCA? O Y sempre foi pronunciado como “Uai”, então lembre-se disso quando falar “Bi Uai Di”.
Jeep Compass
Por conta da pronúncia em inglês “Compéss” algumas pessoas falam errado o nome de um dos carros mais vendidos do Brasil. Para o nosso país, a Stellantis adotou a pronûncia mais fácil de todas: “Cômpass”. E ainda assim, muita gente acaba errando na maneira correta de chamar o SUV médio.
Fiat 500
Um dos carros mais icônicos da Fiat tem um nome que parece simples, mas não é. A pronúncia correta é em italiano, algo como “tchinquetchento”. Mas é comum ouvir “cinquecento”, “quinhentos” e até absurdos como “chicocento”. Quem diria que um automóvel tão pequeno teria tantas variantes de nomes.
GWM Haval H6
Desde o primeiro dia da GWM no Brasil, ela deixou claro que a pronúncia de seu SUV médio Haval H6 era “rával”, com o H soando como R tal qual acontece com a Honda. Mas é comum ouvir nas ruas “avál” ou até “ravál”. Talvez leve tempo e precise de mais propagandas, mas um dia chega lá.
Quais outros carros as pessoas comumente falam errado? Conte nos comentários.