Revoluções no segmento dos carros podem ser lentas ou de impacto gigantesco. Só que às vezes é preciso um empurrão para isso. No caso, um lançamento de peso tão gigantesco que é capaz de mexer com uma categoria inteira a ponto de torná-la algo totalmente diferente do que era antes.
Por isso, trouxemos cinco carros (tecnicamente são sete, mas você vai entender) que mudaram completamente o Brasil para sempre depois de seus lançamentos. Sabe quais são? Então confira.
BYD Dolphin
Há quanto tempo não se viam tantos carros se mexendo no Brasil por conta de um lançamento? O BYD Dolphin chegou em 2023 provando duas coisas. A primeira era que os elétricos estavam custando muito mais caro do que deveriam. A segunda era que o brasileiro queria um carro movido a baterias, só não achava justo ainda o que havia.
Jeep Compass
Por muitos anos, Hyundai Tucson e Chevrolet Captiva mostraram ao brasileiro que um SUV médio poderia ser um sonho de consumo. Mas eles nunca venderam tanto quanto o Jeep Compass. Com produção nacional, acabamento de marca premium e o status que a marca da Stellantis construiu, ele fez a VW criar o Taos e a Toyota lançar o Corolla Cross.
Fiat Toro
A Fiat Toro não foi só responsável por mudar o Brasil, como o mundo. O segmento de caminhonetes intermediárias só existe por conta dela – ainda que a Renault Oroch tenha saído antes, ela só existiu porque vazaram para a marca francesa o projeto da Toro. Por isso, até a Ford Maverick, que é um sucesso nos EUA, deve sua existência à essa brasileira.
Hyundai HB20 e Chevrolet Onix
O segmento de hatches compactos não tinha modelos cheios de tecnologia e muito menos se presava a dar bola para o câmbio automático. Mas dois carros que estrearam quase ao mesmo tempo mudaram tudo. Chevrolet Onix e Hyundai HB20 trouxeram câmbio automático e central multimídia para as massas. Tempos depois, todos os copiaram.
Honda HR-V e Jeep Renegade
Existe o segmento de SUVs compactos antes e depois do lançamento de Jeep Renegade e Honda HR-V. Até a estreia deles, a categoria só tinha Ford EcoSport e Renault Duster. Dois modelos competentes, mas de acabamento terrível. Renegade e HR-V ditaram as regras que hoje todo SUV compacto segue e, como consequência, mataram os hatches médios.
Quais outros carros mudaram completamente o Brasil após seu lançamento? Conte nos comentários.
>>Governo financiará carros híbridos da Volkswagen
>>VW processa concessionária por vender carros da Volkswagen
>>Carros gringos que deixam os brasileiros passando vergonha