Escolher o nome de um carro nem sempre é fácil. E, mesmo depois de meses de discussão, pode haver algum problema que obriga a montadora a fazer uma mudança súbita. Por isso, reunimos cinco carros que tiveram de mudar de nome para serem vendidos. De todos da lista, somente um chegou a ser comercializado por um tempo com o nome alternativo.
Porsche 911
Originalmente, era para o Porsche 911 se chamar 901. Contudo, a Peugeot forçou a mudança de nome de um dos mais icônicos carros já feitos. Isso porque a marca do leão havia patenteado todos os nomes com três números contendo um 0 no meio (206, 408, 901, por exemplo).
Alfa Romeo Junior
A pressão do governo italiano fez com que o Alfa Romeo Júnior entrasse para a lista dos carros que mudaram de nome de maneira emergencial. A ideia era que o modelo se chamasse Milano, em homenagem à cidade de Milão. Mas o governo colocou pressão sobre o SUV porque ele não é produzido na Itália.
Tata Tiago
A crise do zika vírus obrigou a Tata a mudar o nome de seu novo hatch subcompacto. Originalmente chamado de Zica, ele mudou de nome para Tiago depois de um concurso cultural. Seria como se uma marca, há cerca de dois anos, lançasse um carro chamado Corona. Se bem que a Toyota já teve…
Tesla Model 3
Com o intuito de formar a palavra Sexy com as letras do nomes de seus carros, Elon Musk foi barrado pela Ford de chamar o seu modelo de entrada da Model E. Com isso, para manter a estética do nome, foi trocado para Model 3, tendo o número estilizado para parecer a letra E e formar a palavra Sexy.
GWM Ora 03
De todos os carros da lista que precisaram trocar de nome, o GWM Ora 03 foi o único que teve seu batismo original mantido por um tempo. Ele foi vendido na Europa como Ora Funky Cat, mas alterado para Ora 03, seguindo o padrão do Brasil. Afinal, ninguém quer um carro com nome de Gato Descolado.
Que outro carro passou por uma mudança de nome de emergência que você se lembra? Conte nos comentários.