O Brasil vive um momento único, repleto de união em prol de toda a equipe de ginastas que estão participando das Olimpíadas de Paris. Diversas competições já aconteceram e outras estão marcadas para serem realizadas. Para comemorar cada evento esportivo como esse, as marcas preparam versões especiais de seus carros. Afinal de contas, a torcida brasileira pela vitória precisa ser unida de todas as formas.
A lista de hoje é bastante especial e vai relembrar todos os carros diferentes que podiam ter sido convocados para desfilarem em cada Olimpíada realizada em sua respectiva época. Aperte os cintos e se prepare para a nostalgia.
Nissan March Rio – 2016
Abrindo a lista desses carros esportistas com o modelo criado especialmente para nós. Em 2016, a Nissan negociou e se tornou patrocinadora do evento olímpico. Para comemorar, produziu 1 mil unidades do March Rio. Segundo o portal Auto Papo, ele era baseado na versão SL. Trazia de série rodas escurecidas, maçanetas cromadas, número da unidade gravado na grade frontal e mais itens.
Ele também tinha direção elétrica, central multimídia, para-choques diferenciados, saias laterais, faróis escurecidos e adesivos com o nome da versão. Debaixo do capô, ele tinha apenas o motor 1.6 aspirado flex de 111 cv e o câmbio era manual de cinco marchas.
Chevrolet Monza Barcelona – 1992
Agora, vamos para o início dos anos 1990 e um dos carros mais vendidos da época queria homenagear os competidores convocados para o evento. Aqui, o Monza SL dava vida para a versão especial. Ele podia ser escolhido com motor 1.8 ou 2.0 e tinha apenas a cor prata como opção de pintura. O visual era diferenciado das demais por um adesivo bem discreto.
Esse item vinha nas cores da bandeira da Espanha, já que os jogos foram realizados por lá. E ade acordo com o portal Olhar Digital, o volante passou a ser equipado com o famoso símbolo da marca, a gravatinha, em tom vermelho.
Volkswagen Gol e Parati “Bolinha” Atlanta – 1996
Também na década de 1990, a Volkswagen pegou a geração “Bolinha” do Gol e da Parati e criou a série especial Atlanta. Eles foram apresentados em 1996. Os visuais não eram tão diferentes em relação ao portfólio, os principais destaques eram os adesivos com o nome da edição. As rodas também eram diferentes, de 14 polegadas com desenho exclusivo.
Já a lista de equipamentos de série desses dois carros alemães era composta por faróis com refletor duplo, para-brisa degradê, volante esportivo do Gol GTI e mais novidades. Podiam ter motor 1.6 de 76 cv ou 1.8 de 91 cv, conforme a Auto Esporte revelou.
Volkswagen Polo Ouro Atenas – 2004
Tentando ser convocada por qualquer técnico, a Volkswagen não perdeu tempo e quis emplacar mais um modelo nessa lista. Em 2004, as Olimpíadas foram disputadas em Atenas, na Grécia. Para comemorar o evento, a marca alemã criou o Polo Série Ouro. Quatro anos antes, quem tinha essa edição era o Gol. Mas, no caso do hatch mais refinado, haviam outros destaques.
O Olhar Digital contou que esta versão os famosos faróis duplos e arredondados, rodas de 15 polegadas, direção hidráulica, ar-condicionado, retrovisor pintado na cor do veículo e mais destaques.
Nissan Kicks Rio – 2016
Para finalizar essa lista especial de carros que amam o esporte, a Nissan volta a ser comentada. Nesta época, o Kicks dava seus primeiros passos por aqui. Ele teve 1 mil unidades fabricadas dessa edição e ele participou do revezamento da tocha olímpica por aqui. Os seus principais diferencias no quesito estético era trazer acessórios pintados de laranja.
Dessa forma, essas peças se sobressaíam perante o restante da carroceria. Também baseado na versão SL, tinha o motor 1.6 aspirado de 111 cv e trazia o conforto do câmbio automático do tipo CVT.
Qual desses carros você pôde conhecer de perto? Está acompanhando ativamente as Olimpíadas de Paris? Conte nos comentários