Cuidado para não se confundir

5 carros que ganharam nomes exclusivos para o Brasil

É comum uma criança receber dois nomes diferentes e os pais escolhem um deles. Mas, você sabia que tem carros iguais com nomes diferentes?

Volkswagen Nivus Highline Hero [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Nivus Highline Hero [Auto+ / João Brigato]

O Brasil é um país diverso em vários quesitos, inclusive nos carros. Aqui, os clientes podem optar por uma ampla variedade de categorias, marcas e até cores distintas. Alguns modelos que chegam aqui ou são desenvolvidos em terras brasileiras ganham um nome bem particular, mas em outros lugares eles recebem outro nome.

O intuito dessa lista é mostrar que um carro pode ter uma variedade de nomes. Ou seja, o mesmo modelo que você conhece aqui com um determinado nome, lá fora ele é o mesmo veículo, só que com uma nomenclatura bem diferente. Aproveite a leitura.

BYD Dolphin Mini / Seagull

BYD Dolphin Mini [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin Mini [Auto+ / João Brigato]

Ele é um dos carros elétricos mais baratos do Brasil e também é o modelo mais acessível da marca chinesa por aqui. Lá fora, o Dolphin Mini foi batizado de Seagull. Seguindo a tradição da fabricante de nomear seus modelos com nomes de animais, quando este último nome é traduzido para a língua portuguesa, significa gaivota. A troca aconteceu já que a marca quer que o pequenino faça tanto sucesso quanto seu irmão maior, o Dolphin.

Honda ZR-V / HR-V

Honda ZR-V Touring [Leo Alves / Auto+]
Honda ZR-V Touring [Leo Alves / Auto+]

Não se assuste se chegar nos Estados Unidos e ver o nosso ZR-V com outro nome. Por lá, o SUV médio da marca japonesa é batizado de HR-V, que por coincidência é o nosso SUV compacto. Para o mercado chinês, onde ele também é comercializado como ZR-V, a montadora afirmou que seu nome remete à geração Z, aquela que segue na procura de novas e diferentes experiências.

Omoda 5 / C5

Esse SUV é um dos novos carros que vai desembarcar definitivamente no Brasil em breve. Ele é fabricado pela Omoda, uma marca que é cuidada pela Chery, mas que não será comandada pela CAOA. O 5 chegará em terras brasileiras tanto elétrico quanto híbrido, assim agrada mais clientes. Ele é futurista onde pode. Lá fora, ele tem o nome de C5, mas para evitar problemas com a Citroën, pois a marca francesa já teve um modelo com o nome C5 sendo vendido por aqui, o SUV ficou só com o número.

Volkswagen Nivus / Taigo

Um dos carros que fez e ainda faz sucesso pelo seu estilo cupê é o Nivus. O irmão do T-Cross foi desenvolvido no Brasil e já ganhou passaporte para outros países. Contudo, quando ele sai do Brasil, ele passa a ser conhecido como Taigo. A Volkswagen tem o costume de batizar seus SUVs com nomes que iniciem com a letra T e Taigo foi o jeito da marca de manter a tradição lá fora.

Chevrolet Tracker / Trax

Quem diria que um dos carros mais vendidos da Chevrolet possui dois nomes distintos. Trax era um nome que o SUV compacto da marca norte-americana recebia em mercados estrangeiros. Por sorte, os brasileiros o conhecem somente como Tracker. Lá no México a situação é tão embaraçosa, que no portfólio de SUVs da fabricante, existe o Tracker brasileiro e o Trax, que é um SUV cupê totalmente diferente.

Qual desses carros você teria na sua garagem? Conhece eles de perto? Conte nos comentários


>>Jeep vai ter SUV baseado no C3 Aircross para brigar com o Creta

>>As 5 caminhonetes diesel mais baratas do Brasil

>>Fiat Titano chega custando entre R$ 219.990 e R$ 259.990