![Mazda Laputa [divulgação] Mazda Laputa [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/mazda_laputa_edited-990x556.jpg)
Escolher o nome de um carro não é tarefa simples por envolver muito estudo. A palavra precisa soar bem, reforçar a personalidade do modelo e ainda evitar interpretações erradas nos mercados onde será vendido. Exemplos não faltam!
Mesmo assim, algumas fabricantes escorregaram — e o que parecia inofensivo em um idioma, acabou ganhando significados curiosos (ou até ofensivos) em outros cantos do mundo. Pensando nisso, selecionamos cinco carros com nomes no mínimo inusitados, mas que, ainda assim, chegaram às ruas.
Daihatsu Naked

Com visual retrô e design que parece ter saído direto de um mangá, o Daihatsu Naked apostava em linhas predominantemente quadradas, rebites aparentes e medidas compactas. Sob o capô, o motor de 660 cm³ — com ou sem turbo — produz entre 50 e 64 cv. O pequeno hatch, cujo nome significa pelado em inglês, teve sua produção encerrada em 2004.
Mazda Laputa

O Mazda Laputa é capaz de arrancar diferentes reações. Feito de 1999 a 2006, o kei car chamava atenção não só pelo tamanho compacto, mas também pela sonoridade inusitada do nome em países de língua espanhola e portuguesa. Embora a inspiração tenha vindo da ilha Laputa, presente no livro As Viagens de Gulliver, clássico de 1726 escrito por Jonathan Swift.
Kia Besta

A van fez muito sucesso no Brasil durante os anos 1990 por ser espaçosa, robusta e ter manutenção acessível. Seu nome original, Best A, fazia referência à ideia de ser a melhor da categoria. Mas, ela ficou conhecida como Besta, o que rendeu apelidos e piadas por remeter tanto ao animal quanto a um termo pejorativo usado para descrever alguém sem inteligência.
Toyota Picnic

Poderíamos ter colocado nesta lista a Mitsubishi Pajero ou o Ford Pinto, mas agora vamos pegar leve. Produzida entre 1994 e 2004, a Toyota Picnic fez sucesso nos mercados asiático e europeu. A minivan oferecia versatilidade, com sete lugares e espaço interno generoso, além de opção de motores a gasolina ou diesel.
Chevrolet Kalos

O Kalos nasceu na Coreia do Sul pelas mãos da Daewoo. Após a General Motors assumir a marca, ele passou a ser vendido com o emblema da Chevrolet, inclusive adotando o nome Aveo em alguns países. Equipado com motores a gasolina de 1.2 a 1.6, o compacto prezava pelo custo-benefício. Aliás, o nome Kalos vem do grego e significa “bonito”.
Agora é a sua vez: você se lembra de algum outro carro com nome curioso — ou até pejorativo? Conta pra gente nos comentários!