Um dos maiores pilotos de Fórmula 1 da história foi Ayrton Senna. Ele disputou diversas corridas e recebeu vários títulos. Apaixonado por velocidade e emoção, Senna também tinha seus carros mais preferidos e eternizou muitos deles no imaginário do público.
Para homenagear o icônico piloto, a lista de hoje vai mostrar os 5 carros mais queridos por ele. Vale reforçar que 2024 completam 30 anos da sua partida e logo mais ele terá uma bio-série contando trechos da sua vida. Aproveite a leitura e a nostalgia.
Ford Escort XR3
Senna já foi garoto propaganda dos carros da Ford por aqui. O famoso XR3 foi o auge da linha quando lançado em meados da década de 1980. O piloto tinha um prata e que chamava atenção na época por seu estilo atual e pela ampla quantidade de faróis na dianteira. Seu motor 1.6 rendia 82 cv e ele ia de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos.
Honda NSX Type R
Esse foi um dos carros eternizados por Ayrton e que segue no imaginário do público. O esportivo japonês tinha visual bem avançado para o início dos anos 1990 e lembrava os esportivos da Ferrari. O modelo contava com um motor 3.0 V6 de 270 cv e que emocionava o piloto. Ele teve duas unidades do NSX e a que ficou na Europa está à venda atualmente. Ele precisava de 5,9 segundos para chegar aos 100 km/h.
Audi S4 Avant Plus
A Audi e Ayrton Senna formaram uma bela parceria. Ele era tão íntimo dos executivos da marca alemã, que assinou um acordo para que seus carros chegassem ao Brasil no começo da década de 1990. A perua esportiva conta com propulsor 4.2 rende 280 cv e a tração é nas quatro rodas. Ele atingia os 100 km/h em 6,6 segundos e segue preservado na família Senna.
Mercedes-Benz 190E
O sedã esportivo tem uma história curiosa. Ele foi projetado especialmente para participar da Corrida dos Campeões de 1984 na Alemanha. O sedã é tão especial que possui adesivos com o nome do piloto em sua carroceria. Debaixo do capô, o motor 2.3 foi preparado pela empresa Cosworth e rendia 185 cv. Para chegar aos 100 km/h precisava de 7,8 segundos.
Porsche 911 Carrera Cabriolet
O último modelo da lista não podia deixar de ser um esportivo. Apaixonado por emoção, Ayrton buscava pilotar carros potentes e charmosos. Este 911 ficava guardado em Portugal. Vermelho e cabriolet, ele chamava atenção por onde passava. Tinha motor 3.2 de 214 cv. Para que o modelo estivesse em boas mãos, Senna o estacionava na garagem da casa de um amigo.
Quais desses carros você daria uma volta? Conhecia a história automotiva do Ayrton Senna? Conte nos comentários
>> Hyundai lança linha 2025 de Creta e HB20 com novidades discretas
>> Renault revela Duster 2025 com conjunto híbrido
>> Honda mudará nome de carros que pessoas não conseguem falar