Já estamos em 2025 e nesse novo ano, temos diversos carros que vão completar 10 anos de Brasil. Todos os indicados nessa lista foram revelados para o público brasileiro em meados de 2015, ano em que houve o impeachment de Dilma Rousseff da presidência do país, as crises de refugiados no mundo e mais destaques.
Aperte os cintos e deixe a nostalgia tomar conta da leitura, afinal de contas 2015 foi há exatos 10 anos atrás. Tenha uma boa leitura e boas lembranças.
Honda HR-V
A primeira geração do SUV compacto japonês está entre os carros que completam 10 anos em 2025. Versátil, ele chegava para ser como um Fit mais alto e é um dos veteranos da sua categoria hoje. Chegou com diversas versões e motor 1.8 aspirado aliado ao câmbio manual ou automático do tipo CVT. Fez muito sucesso e liderou seu segmento, mas hoje está mais caro, sofisticado e lida com diversos rivais.
Hoje, o HR-V mais barato é o EX, que tem visual atual, diversos equipamentos de fábrica e custa R$ 156.100. Também é encontrado em versões turbo, com 177 cv e a mais barata é a Advance de R$ 192.700.
Jeep Renegade
Assim como o indicado anterior, aqui está mais um SUV compacto com 10 anos de Brasil. O Renegade nasceu para atazanar a vida de modelos como Renault Duster e Ford EcoSport, que reinavam na categoria mais quente do mercado atual. Visual quadrado, motor 1.8 aspirado ou movido a diesel e vocação off-road eram seus chamarizes.
Mesmo sofrendo críticas por seu desempenho, ele conseguiu se tornar líder da categoria por duas vezes. Por sorte, ganhou discretas mudanças em seu visual. Em uma delas, a de 2022, passou a usar o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e agora 176 cv. O mais barato da sua linha é o Sem Nome, de R$ 118.290 e o mais caro é o Willys, de R$ 185.990 e que é 4×4.
Renault Oroch
Poucos se lembram, mas a Oroch é um dos carros que está há 10 anos no mercado brasileiro. A primeira caminhonete intermediária do país, é baseada no SUV compacto Duster. Mas, nem isso a fez ser um sucesso de vendas. Ela foi opacada pouco depois pela chegada da Fiat Toro, sua maior rival e quem domina a categoria.
Visual robusto, motor 1.6 flex de 120 cv ou 1.3 turbo de 170 cv e pegada off-road são suas armas atuais para atrair a clientela. A Oroch pode acomodar 683 litros ou 680 kg de carga na caçamba. A mais barata é a Pro manual 1.6 de R$ 119.990 e a mais cara é a Outsider 1.3 TCe de R$ 156.970.
Jaguar XE
Além de SUVs compactos, o Brasil também recebeu mais carros em 2015. O sedan XE da Jaguar foi um deles. O modelo da marca internacional trazia visual sóbrio, diversos itens de série e podia ter motor 2.0 turbo de 240 cv ou um apimentado 3.0 V6 de 340 cv. Na época, queria tirar a paz do Mercedes-Benz Classe C, Audi A4 e mais sedans premiuns.
Contudo, ele viveu até meados de 2024. O que acontece é que a Jaguar matou todos seus carros movidos 100% a combustão para se tornar uma montadora exclusivamente elétrica até o fim desta década.
Peugeot 2008
Por fim, mais um SUV compacto que completa 10 anos de Brasil. A primeira geração do 2008 foi lançada no começo de 2015 e tinha muito o aspecto de perua mais altinha. Ao menos, vinha com diversos itens de série, como a central multimídia. Outros destaques eram seus motores. Ele podia ter o veterano 1.6 aspirado ou o chamativo 1.6 THP de 173 cv.
Aliás, esse último o deixava bem apimentado. Mesmo com design bem resolvido e diversos itens de série, nunca foi um sucesso expressivo de vendas. Todavia, agora ele é ofertado em sua segunda geração. Pegada futurista, diversos equipamentos de fábrica e adoção de motor 1.0 turbo flex de 130 cv são suas armas. Parte de R$ 143.990, mas pode ser encontrado com desconto.
Quais desses carros que fazem 10 anos você mais gosta? Conte nos comentários