Você teria algum deles na sua garagem?

5 carros que faliram suas marcas

As montadoras dão um duro danado para desenvolver seus carros. Só que, alguns deles são tão trabalhosos que causam a falência da marca

Hummer H2
Hummer H2 [Divulgação]

Projetar e desenvolver carros não é uma tarefa simples e exige bastante cuidado e principalmente dinheiro. Todos eles são concebidos com a ideia de que seus altos números de vendas tragam lucros financeiros como retorno em curto e até médio prazo. Contudo, existem aqueles veículos que precisam ser esquecidos.

A vida desses carros envolve muita pompa para seu anúncio e altos investimentos na produção do conceito. Todavia, eles foram caros demais ou muito trabalhosos e suas respectivas montadoras tiveram de decretar falência por não conseguirem dar conta. Conheça quem são eles e suas histórias.

DeLorean DMC -12

DeLorean DMC-12 (Auto+)

Um dos carros mais lembrados do cinema é o DMC-12. Praticamente protagonista do filme de ficção científica “De Volta para o Futuro”, o modelo chama atenção pelo desenho futurista e suas portas que se abrem como asas de gaivota. Sua empresa foi fundada em 1975 e cerca de 9 mil unidades foram produzidas. Péssimo gerenciamento e alto custo de produção foram os motivos que decretaram a falência da DeLorean. Aliás, seu fundador, John DeLorean chegou a ser preso em 1982.

Hummer H2

Hummer H2
Hummer H2 [Divulgação]

Para quem é fã de carros off-road e desenho quadrado, o Hummer H2 povoa seu imaginário. Artistas como Britney Spears, Eminem e LeBron James se renderam ao SUVs que gostava mesmo era de andar na terra sem se preocupar. Entretanto, o alto índice de poluição e a crise financeira que a GM, grupo que cuidava da Hummer enfrentou em meados da década de 2000, trouxeram fim ao modelo e também a falência para toda sua marca.

Pontiac G6

Pontiac G6
Pontiac G6 Sedan [Divulgação]

Uma das marcas de carros mais conhecidas nos Estados Unidos era a Pontiac. Seus modelos são lembrados pela alta potência embarcada. Para promover o novo G6, a apresentadora de TV Oprah Winfrey distribuiu 276 unidades do modelo para quem estava na plateia do seu programa em meados de 2004. Apesar de ser charmoso e até ter versão conversível, o modelo e mais a crise que a GM enfrentou no fim da década de 2000, apressaram a falência da montadora.

Fisker Karma

Fisker Karma [divulgação]
Fisker Karma [divulgação]

A Fisker nunca pisou no Brasil, mas seu nome lá fora chamou a atenção em meados da década de 2000. Ela apresentou o Carma, um modelo elegante e comprido e que nasceu pelas mãos de um ex-designer da Aston Martin. Só que, os altos custos de produção do veículo jogaram contra e a marca decretou falência em 2013. É válido ressaltar que a Nissan estava em negociações com a fabricante nos últimos tempos, mas nada foi confirmado.

Spyker C8 Preliator

Spyker C8
Spyker C8 Preliator [Divulgação]

Calma, este não é uma réplica de um Aston Martin. O C8 Preliator foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, em 2016. Além do desenho sofisticado, ele impressionava pelo motor 4.2 de oito cilindros da Audi que rendia 518 cv. Mas, ele foi anunciado anos depois da marca ter anunciado falência e ter se reerguido. A promessa era que a Spyker teria sucesso e investimento para produzir diversas unidades do C8 Preliator, só que ficou no campo da esperança mesmo.

Você conhecia a história de algum desses carros? Daria uma volta com eles? Conte nos comentários


>> Toyota Land Cruiser Prado 2025 ganha motor diesel da Hilux

>> Exclusivo: descobrimos o que muda no Jeep Avenger para o Brasil

>> Mercedes-AMG G 63 ganha versão especial de R$ 2,2 milhões