Fazer 10 anos é um momento muito especial no geral. Para as crianças, a idade já abre as portas da pré-adolescência, mas para os carros é um sinal de vida. Até completarem sua primeira década de vendas, é sinal que o modelo já passou por uma sessão de embelezamento e mudou o visual, ganhou e até perdeu equipamentos. Mas, para se chegar aos 10 anos ininterruptos de comércio, é inegável que o automóvel conquistou seus fãs.
Nessa lista de hoje, os leitores do Auto+ vão conhecer aqueles veículos que estão entrando na pré-adolescência. Ou melhor, na idade madura. Todos os listados aqui deram seus primeiros sinais de vida em 2014. Fatídico ano em que o Brasil tomou a goleada de 7×1 no jogo contra a Alemanha e mais fatos históricos. Boa leitura e vamos de nostalgia.
Volkswagen up!
Hatch subcompacto com construção refinada, esse era um dos pilares do up!. Compacto em todas as medidas e proporções, o modelo menor que o Gol, chegou cheio de versões e todo colorido. Viveu muito no mercado automotivo brasileiro, que clama por modelos maiores, com o último ano de produção em 2021.
Ford Ka
A geração que trouxe um dos carros mais icônicos da Ford já está completando 10 anos. A última geração do Ka, trouxe um hatch compacto mais refinado, maior e até uma variante sedã. Algo impensável e inédito para aquele modelo apresentado em 1998. Os Ka vendiam bem em suas categorias, contudo tiveram um final bem triste. Apresentados como conceitos em 2014, tiveram o fim abrupto em meados de janeiro de 2021, época em que a Ford parou de fabricar seus carros no Brasil.
Peugeot 2008
Um dos SUVs compactos mais vividos hoje é o 2008. Ele foi apresentado no final de 2014 e chegou às lojas em 2015. Bastante tecnológico, charmoso em suas linhas, o SUV compacto nunca teve o holofote em sua história. A nova geração do modelo mostra que é um dos carros mais interessantes à venda em nosso mercado.
Mercedes-Benz GLA 250
Outro SUV desta lista. Esse veio para agradar ao público mais endinheirado do Brasil. Afinal de contas, é um Mercedes-Benz legítimo. Com linhas chamativas, motor potente, o GLA 250 chama atenção ainda hoje por onde passa. A atual geração do Mercedes-Benz é comercializada a partir de R$ 339.900, de acordo com o site do marca da estrela de três pontas.
BMW i3
Ele foi um dos precursores dessa nova leva de carros elétricos. Com suas linhas futuristas para a metade dos anos 2010, o i3 ainda chama atenção por onde desfila. Uma mistura de SUV com hatch compacto, fez da sua carroceira um belo chamariz. Pena que já não é mais fabricado desde meados de 2022.
Você se lembrava que esses carros completaram cinco anos em 2024? Conte-nos nos comentários!