Completar 30 anos de vida é uma data muito especial. Existem carros que chegaram em 1994 e arrebataram os corações dos brasileiros. Foi neste ano que o icônico piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna nos deixou, o real se tornou a moeda do país e tantos outros fatos históricos.
Em 1994, os brasileiros também comemoraram mais um título ao ganhar a copa do mundo daquele ano e que foi sediada nos Estados Unidos. Já no setor automotivo, muitas novidades chegavam ao país tropical, pois já havia sido reaberto o plano de importações de carros para cá e também modelos famosos já eram fabricados por aqui. Conheça os trintões de 2024.
Chevrolet Corsa
A primeira vez que os brasileiros conheceram o Corsa foi em 1994. Compacto com desenho oval, o modelo chamou tanto a atenção dos brasileiros, que uma enorme fila de espera acercou o veículo. Bastante tecnológico para sua época e seus concorrentes, o Corsa se destacou no mercado. Quem sentia inveja era o Ford Escort, o Volkswagen Gol e outros modelos.
Renault Twingo
O simpático modelo francês também deu às caras há exatos 30 anos atrás. Seu nome vem da junção de Twist, Swing e Tango. Todos esses apelidos são de danças e que segundo a marca na época, representariam a alma do pequenino. Ele sempre fora pensado para ser urbano e prático e mirava no público jovem. Mesmo com apenas 3,43 m de comprimento, o modelo acomodava confortavelmente seus passageiros e os bancos dianteiros viravam cama se necessário.
Fiat Uno turbo
Se engana quem pensa que os carros turbo são uma inovação de 2024. Lá em 1994, a Fiat apresentava aos brasileiros o Uno turbo. Com visual cheio de apliques, o hatch compacto vinha equipado com motor 1.4 turbinado de 116 cv e 17 kgfm de torque. Unido com o câmbio manual de 5 marchas, o Uno turbo foi o primeiro carro com este conjunto a ser fabricado no Brasil. Sua velocidade máxima era de 192 km/h e ele cumpria a aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.
Volkswagen Gol geração “Bolinha”
De olho na concorrência, a Volkswagen lançou uma nova geração do Gol. Esta ficou batizada de Bolinha, pois trouxe linhas arredondadas e que em nada lembravam o Gol quadrado. A segunda geração de um dos carros mais vendidos do país podia ter motor 1.0, 1.6, 1.8 ou até o 2.0. A versão GTI veio para apimentar o portfólio e agradou os brasileiros como um arrasa quarteirão.
Ford Ranger
A história da Ranger é diferente. A caminhonete da Ford rival da Chevrolet S10 chegou ao mundo automotivo em 1983, mas como linha 1984. Contudo, essa primeira geração não veio ao Brasil. Quem veio de fato foi a segunda vida do modelo, que tinha um desenho mais conservador. Para chegar atraindo compradores, a Ranger tinha motor 4.0 V6, freios ABS e mais itens de série. Desde então, ela é o único dos carros listados que continua vivo no país tropical.
Qual desses carros você teria na sua garagem? Conhece eles de perto? Conte nos comentários
>>5 carros para infernizar a vida dos seus vizinhos
>>Chevrolet promete 6 novos carros em 2024 e um já foi lançado
>>5 carros que não deveriam ter sido lançados no Brasil