Para vender e atrair mais clientes e ter um bom lucro, as montadoras desenvolvem, fazem a propaganda e usam estratégias de marketing para chamar atenção. Tudo visando aumentar sua participação no acirrado mercado automotivo. Contudo, elas também provocam algumas polêmicas com o público.
Na lista de hoje, vamos conhecer 5 carros que foram anunciados no mercado de maneira que geraram questionamentos do público. Seja por estratégia de marketing ou para vender mais, o objetivo dessas marcas era ter um bom retorno financeiro. Aperte os cintos e boa leitura.
Renault Kwid
Quando foi anunciado em meados de 2017 e até pouco tempo atrás, o Kwid era chamado de SUV dos compactos. Todavia, ele é apenas um hatch subcompacto. Ele mede 3,73 m de comprimento.
Ou seja, nem um SUV compacto ele pode ser considerado. Ainda assim, traz desenho atual, boa lista de equipamentos, economia de combustível e é até altinho, o que é um lucro para enfrentar as esburacadas vias brasileiras.
Hyundai Veloster
O Veloster é um dos carros mais mal vistos do mercado. Ele chegou aqui colocando a banca de ser revolucionário por ter três portas. Entretanto, os brasileiros já conheciam a Volkswagen Kombi, a qual já tinha esse truque. Só que, o Veloster está indicado aqui pela potência, ou melhor, falta dela.
Visual esportivo, ele foi anunciado com 140 cv debaixo do capô. Logo que chegou, o público descobriu que ele usava o motor 1.6 de 128 cv do HB20.
Peugeot 207
O 207 é um dos carros que a Peugeot quer esquecer, pelo menos no Brasil. Ele veio para substituir o icônico 206 encontrou pedras no seu caminho. O que acontece é que ele não era um modelo totalmente novo, como a marca quis pintar em 2008.
O 207 é um 206 que ganhou modificações visuais e uma suspensão piorada. Lá fora, havia um 207 totalmente novo e que nunca desembarcou no país tropical.
Carros híbridos-leve chamados de Hybrid
Um dos atuais truques que as montadoras estão fazendo com seus carros é vendê-los como híbridos. No caso dos híbridos-leve a situação é complicada. Eles possuem um motor a combustão e possuem mais um pequeno propulsor de 48V que funciona em poucas situações e que não chega a tracionar as rodas.
Seu principal objetivo é trazer algum nível de eletrificação ao modelo, diminuir o consumo de combustível e reduzir as emissões de gases poluentes. Mas não dá para chamar de híbridos, como algumas marcas fazem.
Toyota Corolla Cross
O Corolla Cross foi criado para ser um SUV mais acessível da marca japonesa, até a chegada do Yaris Cross. Uma das maiores polêmicas do Corolla altinho é seu sistema aparente do escapamento. Só o modelo brasileiro tem, já que o vendido nos Estados Unidos traz esse componente bem mais protegido.
Para diminuir a insatisfação dos clientes, a montadora passou a pintar de preto a parte mais visível da peça. Mas, não durou muito tempo esse conserto. Especialmente porque depois de alguns meses, o escapamento desbota.
Você sabia dessas histórias desses carros? Já teve algum deles? Conte nos comentários
>> Chery confirma os SUVs Jaecoo 7 e 8 ao Brasil em 2024
>> GWM prepara um SUV da Ora inegavelmente inspirado no Fusca
>> Honda NSX e Senna: como o brasileiro salvou o supercarro?