Alguns carros conseguem brilhar no mercado por vários anos, mas a queda parece ser algo inevitável. Até mesmo o VW Gol, que foi o carro mais vendido por quase 30 anos, viu seu reinado acabar em 2014 e saiu de linha em 2022. Por isso, veja cinco carros atuais que já brilharam muito, mas que hoje não conseguem ter boas vendas.
Hyundai Tucson
A primeira geração do Tucson foi um tremendo sucesso, e ajudou a Hyundai a se consolidar no Brasil. Tanto que o mercado brasileiro foi o último lugar do mundo a ainda fabricar o modelo. A segunda geração, vendida por aqui como ix35, até teve um relativo sucesso, mas a terceira, chamada de New Tucson, vende pouquíssimo, sendo um mero coadjuvante no segmento.
Volkswagen Saveiro
A Saveiro era um dos carros absolutos em seu segmento, sendo líder incontestável até o final dos anos 1990. Quando parecia que mais ninguém ia conseguir superá-la, surge uma tal de Fiat Strada, que assume a liderança do segmento em 2000, para nunca mais perder. Em sua segunda geração, a picape da Fiat vende muito mais que a rival, que basicamente é comprada apenas por frotistas.
Honda Civic
O Honda Civic sempre foi um dos líderes do segmento, mas causou um verdadeiro estardalhaço no mercado com a sua oitava geração. De uma hora para a outra, o New Civic passou a ser um dos carros mais cobiçados do mercado, com filas de espera intermináveis. Só que as gerações seguintes não repetiram o mesmo sucesso, com o Toyota Corolla dominando o segmento por completo. O resultado é que nem a Honda acredita mais tanto no potencial do Civic, que voltou a ser importado e hoje vende pouco.
Jeep Renegade
O Renegade ainda é bastante popular, mas veja seus números de venda mais recentes. Se antes ele era o SUV mais vendido do Brasil, atualmente ele é o sétimo utilitário compacto mais vendido. E em fevereiro, até mesmo o Compass, que é maior e mais caro, vendeu mais que ele. Para piorar, o Honda HR-V e até o Fiat Pulse estão perto de superá-lo em vendas.
Renault Logan
Quando foi lançado, em 2007, o Logan marcou uma mudança importante nos carros da Renault no Brasil. A partir dele, diversos projetos da Dacia passaram a vir para cá, e o sedã caiu nas graças do público, mesmo com seu visual polêmico. Porém, o bom porta-malas e o espaço interno amplo agradavam. Só que agora, o Logan está completamente esquecido. Ele segue sendo vendido, mas assim como a Saveiro, basicamente somente empresas e taxistas apostam nele.
Lembra de outros carros que fizeram muito sucesso, mas hoje estão no ostracismo? Deixe um comentário com sua lembrança.
>> Stellantis anuncia recall bizarro por conta de um adesivo
>> Por que os carros gastam mais etanol do que com gasolina?
>> Os 10 carros mais lentos do Brasil