Nem todos os carros têm a sorte de serem a estrela de suas marcas. Modelos que recebem atenção sempre com atualizações, novas tecnologias e novidades visuais sempre que possível. Em alguns casos, alguns carros parecem ter sido esquecidos pelas montadoras, onde só estão lá para cumprir seus papeis.
Por isso, questionamos aos leitores do Auto+ nesta edição da Pergunta da Semana, qual carro deveria receber mais atenção de sua montadora? Antes de compor a lista, nossa equipe de jornalismo pontuou Toyota Yaris, Renault Oroch, Fiat Argo e Chevrolet Onix. A seguir, as sugestões dos leitores.
Fiat Mobi
Para ser um dos carros mais baratos do Brasil, o Fiat Mobi precisa que pouco seja investido nele. Assim a Stellantis consegue segurar o preço o máximo que pode. Mas o pequeno hatch foi lançado em 2016 e desde então nunca mudou – o máximo foi uma nova grade frontal. Vende o que precisa para clientes PJ, mas afastou as pessoas de comprá-lo na concessionária.
Volkswagen Saveiro
Ainda que a Volkswagen Saveiro tenha sido reestilizada recentemente, ela parece não ter a mesma atenção em linha que outros modelos. A mecânica não foi atualizada e a reestilização afetou somente a parte externa. Se bem que, pela lógica, pensar que esse processo é só um tapa buraco para a nova geração baseada no T-Cross.
Hyundai Creta Action
A geração antiga do Hyundai Creta é um dos carros mais velhos à venda no Brasil. A nova geração atualizou tudo, inclusive mecanicamente, e está prestes a ter uma mudança visual. Mas o velho Creta segue vivo e forte na versão Action com motor 1.6 aspirado que só ele usa. Uma reestilização ou sua aposentadoria definitiva faria mais sentido.
Lexus
Ainda que os carros da Lexus estejam muito bem atualizados, o problema é que a Toyota esquece da existência de sua marca de luxo. Por anos, ficou sem frota de imprensa, propagandas ou investimento – tanto que muita gente não lembra que a fabricante atua no país. A emancipação das concessionárias Toyota devem resolver o problema.
Renault Logan
Lá fora, o Renault Logan já está em nova geração, tanto que mudou de nome para Taliant. Mas, por aqui, cada vez mais se torna um mero carro de Uber. Robusto, espaçoso e econômico, ele merecia uma nova geração ou, pelo menos, mais atenção da Renault. Só que como o foco hoje está em Kardian, Kwid e Duster, o resto da linha sofre.
Quais outros carros deveriam compor essa lista? Conte nos comentários.
>> 5 carros para comprar por até R$ 50.000
>> Novos carros da F1 serão menores, mais leves e com DRS diferente
>> 5 carros para comprar pelo preço do GWM Haval H6 PHEV19