Lá fora, eles seguem

5 carros que abandonaram o Brasil e seguem vivos lá fora

Enquanto no Brasil as carreiras desses carros se encerraram, lá fora eles seguiram com mudanças de geração e novidades

carros
Opel Astra [divulgação]

Ainda que o Brasil tenha forte participação de modelos globais, nem sempre todos seguem carreiras longevas por aqui. Isso porque alguns carros internacionais ganham novas gerações lá fora e deixam de fazer parte da fauna e flora automotiva brasileira. E esse é o caso dos carros dessa lista.

Opel / Chevrolet Astra

Opel Astra [divulgação]
Opel Astra [divulgação]

Com a ida da Opel para a PSA (e depois Stellantis) qualquer chance de termos novamente um Chevrolet Astra é nula. O modelo foi vendido em duas gerações aqui no Brasil com seu nome original, além de uma extra como Vectra. Atualmente está na sexta geração, tem versão elétrica e é baseado no Peugeot 308.

Fiat Tipo

Fiat Tipo 2021 e Fiat Tipo SW 2021 [divulgação]
Fiat Tipo e Fiat Tipo SW [divulgação]

Como os carros da Fiat do Brasil são totalmente diferentes da divisão europeia, a fabricante italiana jamais vendeu a segunda geração do Tipo por aqui. Com visual de Argão, ele tem versões sedan (que parece um Cronão), perua e hatch, além de uma variante aventureira que faz as vezes de Pulse italiano.

Ford Fusion / Mondeo

Ford Fusion/Mondeo [divulgação]
Ford Fusion/Mondeo [divulgação]

Um dos carros da Ford exclusivos da China, o Mondeo de nova geração foi o sucessor do Fusion (que por lá adotava o nome europeu). Seu estilo é bem parecido com o do Territory, especialmente por conta dos faróis. Já a traseira é inspirada no Mustang. Destaque para a versão SUV cupê, chamada de Evos (nome original do conceito que inspirou o Fusion).

Renault Clio

Renault Clio Espirit Alpine [divulgação]
Renault Clio Espirit Alpine [divulgação]

Além de ter um irmão Mitsubishi, o Renault Clio se tornou um carro bem mais sofisticado depois que desistiu do Brasil. Ele usa plataforma e motor do Renault Kardian, tem interior sofisticado e uma pegada visual nitidamente inspirada no Peugeot 208. Será que teria espaço para voltar ao nosso país?

Citroën C4

Citroën C4, apresentado no Salão de Paris, estacionado [divulgação]
Novo Citroën C4 [divulgação]

Com a recente aposentadoria do Citroën C4 Cactus, um espaço grande ficou aberto para que a Stellantis possa trazer a nova geração do C4 para cá. Nessa terceira geração, ele se transformou em dois SUVs cupês. O C4 tem traseira mais curta, estilo Nivus e em uma pegada meio Xsara. Já o C4 X tem a traseira longa, quase como um sedan.

Que outros carros que abandonaram o Brasil e evoluíram lá fora você se lembra? Conte nos comentários.