Para sentar na janelinha?

5 carros para não viajar na janelinha; confira

Se o seu filho gosta de sentar na janelinha, esses modelos de carro podem não ser uma boa pedida para viajar

Ford Mustang Coupé cinza com muro amarelo ao fundo é um dos carros que não oferecem uma grande visibilidade do banco traseiro
Ford Mustang GT [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Alguns carros, como os SUVs e os sedans, privilegiam a visão dos ocupantes traseiros, oferecendo grandes janelas. No entanto, outros modelos, em troca do design ou da aerodinâmica, não são boas opções para quem tem um filho pequeno que gosta de viajar na janelinha no banco traseiro.

Claro, entendemos que esses carros focam na diversão e na experiência de estar ao volante, mas, caso você tenha um filho pequeno, ele não terá uma visão ampla do ambiente externo. Confira:

BMW M2 Coupé

Novo BMW M2 vermelho é um dos carros que não privilegiam a visibilidade dos ocupantes traseiros
O BMW M2 Coupé possui 480 cv e 56,1 kgfm indo de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos [Foto: Divulgação]

O BMW M2 Coupé custa a partir de R$ 647.950 e combina um propulsor de seis cilindros em linha 3.0 turbinado (nomenclatura S58D30), conectado à caixa automática Steptronic (ZF 8HP) de oito marchas, para entregar 460 cv e 56,1 kgfm. A tração é traseira, exigindo uma certa dose de experiência dos condutores com este tipo de tração.

Audi RS e-tron GT

Audi RS e-tron GT cinza parado de frente no asfalto
Audi RS e-tron GT oferece um alcance puramente elétrico de até 313 quilômetros [Foto: Divulgação]

Eis um rojão sobre quatro rodas equipado com três motores elétricos, sendo dois na dianteira e outro no eixo traseiro. Juntos, eles entregam 646 cv e 84,6 kgfm. A tração é integral quattro 100% elétrica. O alcance livre de poluentes, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro é de até 313 quilômetros.

Um diferencial do modelo da Audi em relação aos demais carros dessa lista é que o banco traseiro pode transportar três ocupantes, mas a linha de cintura alta junto do vidro pequeno tira um pouco da visibilidade da paisagem.

Ford Mustang

Ford Mustang GT usa o cultuado V8 5.0 Coyote naturalmente aspirado e custa R$ 529.000 [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

O último exemplar de Muscle Car à venda no Brasil custa R$ 529.000 e, atualmente, está na sétima geração. Sob o capô, o propulsor V8 5.0 Coyote naturalmente aspirado está conectado ao câmbio automático de dez marchas, entregando 488 cv e 58 kgfm.

Embora a cabine ofereça uma configuração 2+2, quem viaja atrás não encontra uma grande visibilidade do ambiente exterior, devido ao tamanho da janela traseira, em prol tanto da aerodinâmica quanto do icônico estilo da carroceria Coupé.

Peugeot RCZ

RCZ
O primeiro Peugeot RCZ chegou ao Brasil no último semestre de 2011, enquanto o facelift veio em 2013 [Foto: Divulgação]

O Peugeot RCZ foi vendido em nosso mercado em duas ocasiões, exibindo um estilo de carroceria semelhante ao do Audi TT, com um vidro traseiro de desenho (bem) diferente, com dois ressaltos. Embora a cabine tenha lugar para quatro ocupantes, os bancos traseiros são praticamente decorativos, devido ao espaço limitado, mesmo para pessoas de baixa estatura.

No entanto, o motor 1.6 THP (Turbo High Pressure), em conjunto com o câmbio automático de seis marchas, assegurava 165 cv e 24,5 kgfm. Mesmo assim, hoje, no mercado de usados, dependendo do ano, um Peugeot RCZ custa na faixa entre R$ 90.000 e R$ 120.000.

Porsche 911

Porsche 911 Carrera GTS T-Hybrid cinza andando na estrada com mar ao fundo
O Porsche 911 Carrera GTS T-Hybrid Coupé custa a partir de R$ 1.127.000 e crava 312 km/h de velocidade máxima [Foto: Divulgação]

Um dos carros mais icônicos de toda a indústria, o Porsche 911, oferece um lineup para todos os gostos e bolsos. Recentemente, abriu a pré-venda da versão 911 Carrera GTS T-Hybrid, que emprega um conjunto híbrido, visando tanto a eficiência quanto a experiência de condução.

A nova versão é oferecida nas carrocerias Coupé e conversível, com preços iniciais de mais de 1,1 milhão. O propulsor de seis cilindros Boxer (cilindros contrapostos) 3.6 recém-desenvolvido, junto com a unidade elétrica, rende 541 cv e 62,2 kgfm. A adoção do conjunto eletrificado resultou em 50 kg extras, mas o esportivo de Stuttgart faz de 0 a 100 km/h em três segundos.

Lembra de outro carro com a janela traseira pequena? Escreva nos comentários!