Sucesso pode ser medido de diversas maneiras: fama no caso de atores e atrizes, dinheiro para investidores na bolsa e vendas no caso dos carros. Mas e quando um modelo mal, é pouco lembrado e sai de linha rápido? Esse é o caso desses cinco carros que dificilmente alguém sente falta hoje em dia – exceto, claro, os que compraram algum deles.
Lifan 530
A Lifan por si só já é uma marca que poucos lembram e quase ninguém sente falta de seus carros. Mas o caso do 530 vai além. O único modelo da marca que fez sucesso foi o SUV compacto X60, que chegou a ser o carro chinês mais vendido do Brasil. Mas o que dizer de um sedã compacto desconhecido e que tinha unidades 2018 sendo vendidas em 2020 como 0 km?
Kia Rio
Promessa antiga da Kia, o Rio demorou tanto para ser vendido no Brasil que quando chegou, ninguém percebeu. Tinha motor de Hyundai HB20, mas o 1.6 aspirado, não o 1.0 turbo que todos desejavam. Além disso, o preço era mais alto que a média da categoria. Viveu à sombra do primo e saiu de linha sem que ninguém notasse.
Chevrolet Sonic
Em uma época em que a Chevrolet tinha Celta, Agile e Onix, o Sonic tentou se espremer como mais um compacto na linha GM abaixo do Astra e do Vectra. De todos os carros compactos da época, era o único importado e com motor pouco conhecido por aqui (e gastão). Quem ia na concessionária atrás de um Sonic, no fim, comprava um Onix, um Prisma ou um Cobalt.
SsangYong Tivoli
Segmento de SUVs compactos sempre foi muito disputado no Brasil e marcas coreanas tem boa fama por aqui. A Hyundai já nadava de braçadas com o Creta enquanto a Kia ensaiava trazer algo no segmento para cá. Foi a SsangYong em seu retorno ao Brasil pela segunda vez tentar conquistar o mercado com o Tivoli. Mas alguém lembra de algum dos carros da marca?
CAOA Chery Tiggo 3X
Nascido a partir de uma reforma do Tiggo 2, que já era uma modificação do Celer, o CAOA Chery Tiggo 3X durou cerca de um ano no Brasil. Tinha um visual interessante, mas não agradou por dois motivos: acabamento ruim, mas principalmente o motor 1.0 turbo esquisito. Tinha apenas 102 cv, enquanto os rivais estão acima de 120 cv, além de torque de apenas 16,8 kgfm.
>>Tesla manipulava clientes para evitar reclamações dos carros
>>The Crew Motorfest terá mais de 600 carros, sendo 80 inéditos
>>Stellantis tem medo que classe média não compre carros elétricos