Sucessos do passado

5 carros legais que a Volkswagen fez para o Brasil

Feitos exclusivamente para o mercado brasileiro, esses carros da Volkswagen entraram para a história da marca e da indústria nacional

carros
Volkswagen Gol Track [Divulgação]

A Volkswagen está presente no Brasil há 70 anos, sendo que há 67 anos fabrica seus carros por aqui. Por isso, diversos modelos icônicos foram feitos ao longo dessas décadas, sendo que alguns foram projetados exclusivamente para o mercado brasileiro. Alguns deles até foram exportados para outros mercados, mas o foco sempre foi o Brasil.

Volkswagen SP1/SP2

VW SP2 [divulgação]
VW SP2 [divulgação]

Projeto feito exclusivamente para o mercado brasileiro, o Volkswagen SP1/SP2 é considerado, até hoje, um dos carros mais bonitos já feitos pela marca alemã. Apesar do apelo esportivo, faltava desempenho, principalmente no SP1. Lançado em 1972, a dupla teve duração curta, mas o SP2 ficou cinco anos em linha, enquanto o SP1 durou somente até 1973, com apenas 88 unidades produzidas. Já seu irmão mais potente teve 10.205 unidades fabricadas.

VW Karmann Ghia TC

VW Karmann Ghia TC [divulgação]
VW Karmann Ghia TC [divulgação]

Outro projeto exclusivo para o mercado brasileiro, o Karmann Ghia TC foi lançado em 1970 para suceder o Karmann Ghia original. Seu visual foi totalmente desenhado pela Volkswagen do Brasil, e buscava inspiração no Porsche 911, sendo construído sobre a plataforma do TL. Assim como o SP2, o TC utilizava o motor 1.600 a ar da Volkswagen, que entregava 65 cv. Pouco para um esportivo. O TC encerrou sua trajetória em 1976, e diversos problemas de ferrugem ajudaram o modelo a não vender tão bem. Mas o projeto, em si, era bastante promissor.

VW Pointer

Volkswagen Pointer [divulgação]
Volkswagen Pointer [divulgação]

Um dos frutos da Autolatina, o casamento feito entre VW e Ford, o Pointer era um Escort feito pela marca alemã. Mesmo assim, ele disfarçava bem sua origem, e resultou em um design bastante acertado. É bem verdade que o Pointer também foi fabricado na Argentina, e fez mais sucesso por lá do que aqui. No entanto, por ter sido projetado com um maior foco no Brasil, ele entra na lista.

VW Kombi 1.4

carros
Volkswagen Kombi [divulgação]

Em 2006, a Volkswagen Kombi já caminhava para a aposentadoria e tinha quase 50 anos de produção por aqui. Mesmo assim, a marca alemã fez uma última atualização na velha senhora. O antigo motor 1600 a ar deu lugar a um motor bem mais moderno, o 1.4 que era utilizado no Fox de exportação. Na Kombi, ele virou flex e, além de deixá-la bem mais silenciosa, esse motor ainda melhorou, consideravelmente, o seu desempenho.

Volkswagen Gol (e derivados)

VW Volkswagen Gol Last Edition [divulgação]
Volkswagen Gol Last Edition [divulgação]

Não tem jeito, o Volkswagen Gol foi o maior sucesso da fabricante no Brasil. E, por isso, merece estar na lista. Fabricado por 42 anos, o Gol é o carro mais vendido da marca por aqui, foi líder por 27 anos e ainda deu origem a uma família igualmente popular, com o sedã Voyage, a perua Parati e a picape Saveiro, sendo que esta última segue em linha até hoje.

Qual desses carros da Volkswagen é o seu favorito? Deixe nos comentários a sua opinião.