Um passado não tão distante

5 carros legais que a Chevrolet vendeu só no Brasil

A Chevrolet já vendeu modelos icônicos no Brasil; agora, confira cinco carros da marca exclusivos do nosso mercado

Chevrolet Montana [divulgação]
Chevrolet Montana [divulgação]

A Chevrolet estabeleceu sua presença no Brasil em 1925, inicialmente com uma linha de montagem localizada na Av. Presidente Wilson, no bairro do Ipiranga (SP). Com a inauguração da fábrica de São Caetano do Sul (SP) em 12 de agosto de 1930, muita água passou por debaixo da ponte desde então. Ao longo de 99 anos de história, diversos modelos marcaram época, como o Monza, o Opala, o Chevette e a Veraneio, apenas para citar alguns.

Esses carros se tornaram parte do imaginário dos brasileiros, juntamente com o Omega, o Calibra, o conversível Kadett GSI (sigla para Grand Sport Injection), com sua carroceria finalizada pela italiana Bertone, e os importados Lumina APV e SAAB 9000. Para relembrar esse passado recente, selecionamos cinco carros que a Chevrolet comercializou exclusivamente em nosso mercado

Montana

carros que a Chevrolet vendeu apenas no Brasil
Chevrolet Montana [divulgação]

A primeira geração da Chevrolet Montana estreou no Brasil em 2003, substituindo a Corsa Pick-Up. Com um design bem resolvido e um apelo na versão Sport, a Montana era feita sobre a plataforma GM4300, compartilhada com o Corsa de segunda geração, lançado em 2002. Inicialmente, oferecia o motor 1.8 FlexPower de 109 cv e 18,2 kgfm (etanol), com câmbio manual de cinco marchas. Em 2007, foi introduzido o propulsor 1.4 Econoflex (105 cv e 13,4 kgfm com etanol). A caçamba tinha capacidade volumétrica de 1.143 litros e suportava uma carga de até 735 kg.

A segunda geração da Montana (foto) debutou na linha 2011, derivada do Agile. Diferentemente da primeira geração que utilizava o motor 1.8, ela trazia o motor 1.4 EconoFlex, entregando uma condução compatível com sua proposta.

Agile

carros que a Chevrolet vendeu apenas no Brasil
Chevrolet Agile [Divulgação]

Surgiu em outubro de 2009, exibindo a nova identidade do fabricante. Suas qualidades destacavam-se no espaço interno e na capacidade volumétrica do porta-malas, que era de 327 litros. Bem equipado, o Agile incluía controlador de velocidade e acendimento automático dos faróis, competindo diretamente com o Renault Sandero e o Volkswagen Fox. Em 2013, foi lançada uma versão com câmbio automatizado Easytronic e motor 1.4, que entregava até 102 cv.

Vectra

Chevrolet Vectra [divulgação]

Esta safra do Chevrolet Vectra utilizava a plataforma do Astra de segunda geração e, do ponto de vista da engenharia, perdeu a suspensão traseira independente. O entre-eixos de 2,61 m era o mesmo da minivan Zafira. Inicialmente, oferecia motores 2.0 e 2.4 (na versão topo de linha Elite). Este último saiu de cena na linha 2010, deixando o Vectra equipado exclusivamente com o motor 2.0 8V. A transmissão automática tinha quatro marchas.

Omega Fittipaldi

carros
Chevrolet Omega Fittipaldi [divulgação]

Equipado com um motor de alumínio V6 3.6 com injeção direta de combustível, que entrega 292 cv, o sedã executivo foi lançado em 2010. Importado da Austrália, o diferencial para o nosso mercado é a inclusão do nome do vitorioso piloto brasileiro Emerson Fittipaldi, bicampeão da Fórmula 1 (1972 e 1974), campeão da Fórmula Indy (1989) e bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis (1989 e 1993). Rápido no gatilho, o modelo da Chevrolet acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 235 km/h.

Trailblazer

segundo turno
Chevrolet Trailblazer [divulgação]

Sucessora da Blazer, o Trailblazer foi lançado em 2012, desenvolvido conjuntamente com a picape média S10. Desenhado pelo centro de design da marca em São Caetano do Sul (SP), possui 4,88 m de comprimento, tinha um entre-eixos de 2,85 m e capacidade para transportar sete ocupantes. Nessa configuração, oferecia 205 litros de espaço no porta-malas, que podia ser expandido para 1.830 litros com o rebatimento da segunda e terceira fileira de assentos.

Com construção de carroceria sobre chassi, foi inicialmente vendido com motores V6 a gasolina e um 2.8 turbodiesel CTDI. Robusta, o Trailblazer possui tração 4×4, e atualmente custa a partir de R$ 368.550 na configuração High Country.

Qual desses carros você considera o mais legal da Chevrolet? Escreva nos comentários!


>>Lexus UX250h: oi, lembra de mim? | Avaliação

>>SUVs da Jeep ganharão conjunto híbrido plug-in da Ram 1500

>>Toyota, Honda, Mazda e Suzuki são investigadas por fraudes