Fracassados ou revolucionários?

5 carros incompreendidos por estarem à frente de seu tempo

Esses carros não foram exatamente um sucesso, longe disso, mas ao menos anteciparam tendências presentes hoje no mercado

carros
Volkswagen Gol Turbo [divulgação]

Nem todos os carros revolucionários fizeram sucesso no mercado. Algumas vezes, os modelos que inauguraram uma tendência ou tecnologia atual, na realidade foram verdadeiros fracassos em vendas. A seguir, confira alguns modelos que foram incompreendidos em suas épocas, mas hoje seus conceitos fazem muito sucesso.

Honda WR-V 

Honda WR-V [Auto + / João Brigato]
Honda WR-V [Auto + / João Brigato]

O Honda WR-V original foi lançado no Brasil em 2017, e nada mais era que um Fit com uma proposta mais aventureira. Desenvolvido pela Honda do Brasil, ele cobria a lacuna entre Fit e HR-V, mas não vendeu tanto assim. Só que ele antecipou uma tendência dos carros que agora estamos vendo no mundo dos SUVs, de hatches transformados em utilitários esportivos, como é o caso do Fiat Pulse e Renault Kardian, e do futuro VW Gol SUV, o projeto 246.

GM EV1 

carros
GM EV1 [divulgação]

O GM EV1 é considerado o primeiro carro elétrico distribuído para o consumidor final. Nos anos 1990, a marca americana já apostava na eletrificação e oferecia o modelo em um leasing, um sistema semelhante ao que a Volkswagen faz com seus elétricos no Brasil. 

Lançado em 1996, ele tinha um visual futurista, e só teve 1.117 unidades produzidas. E, do dia para a noite, a GM pediu os carros de volta aos proprietários e destruiu a maior parte das unidades produzidas. Ele claramente estava à frente de seu tempo, já que hoje os carros elétricos são visto como uma das soluções para a redução das emissões.

Volkswagen Gol e Parati Turbo

Volkswagen Parati Turbo [divulgação]
Volkswagen Parati Turbo [divulgação]

No começo dos anos 2000, a Volkswagen inovou ao lançar o Gol e a Parati Turbo, que eram equipados com um motor 1.0 quatro cilindros turbo de 112 cv. Além de ser algo revolucionário para a época, os modelos pagavam menos imposto que as versões equipadas com motor 2.0. Só que as versões turbinadas sofreram na mão dos donos e tiveram problemas de confiabilidade, principalmente pelas manutenções mal feitas.

Por isso, a vida no mercado foi curta. No entanto, eles anteciparam a tendência dos carros 1.0 turbo, que hoje estão presentes em hatches e sedãs compactos, além dos SUVs. Ou seja, abriram caminho para a tecnologia presente hoje nos modelos vendidos no Brasil.

Smart Fortwo

Smart Fortwo [divulgação]
Smart Fortwo [divulgação]

Quando foi lançado, no fim dos anos 1990, o Smart Fortwo era um veículo de uma submarca da Mercedes-Benz. Muito compacto e caro, principalmente no Brasil, onde chegou no fim dos anos 2000, o modelo não foi tão abraçado no mercado, tanto que a Smart até foi vendida para a Geely. No entanto, ele trouxe o conceito de ser um veículo compacto com uma proposta extremamente urbana, pensado para facilitar a mobilidade nos grandes centros.

Pontiac Aztek 

Pontiac Aztek [divulgação]
Pontiac Aztek [divulgação]

Um dos carros mais odiados de todos os tempos, o Pontiac Aztek não tinha beleza como seu principal atributo. No entanto, mesmo com seu jeito desengonçado, ele antecipou a tendência dos SUVs cupês, principalmente por conta do estilo de sua traseira. O problema é que ele parecia ser um carro de dois andares, o que certamente não agradou ao público.

Quais outros carros estavam à frente de seu tempo? Deixe nos comentários a sua opinião.