As reestilizações costumam ser aplicadas nos carros com o intuito de trazer um novo desenho. Mudanças na dianteira, novas rodas e retoques na traseira são necessários em muitos casos e para deixar os modelos atraentes perante seus rivais. Contudo, existem aquelas mudanças que não ficam tão legal e ainda conseguem estragar um veículo.
A lista de hoje tem justamente este propósito. Mostrar ao leitor do Auto+, quais carros estavam bem e até bonitos. Mas, por uma mão pesada dos designers, eles ficaram com um aspecto estranho e que afastou uma boa parte do público. Tome cuidado para não se assustar e boa leitura.
Volkswagen Gol G4
Quando era vivo, o Gol foi um dos carros mais vendidos do Brasil por anos e muito querido também. Quer dizer, até a geração 4, que foi apresentada em 2005. Aqui, o hatch compacto ganhava linhas mais retas na carroceria. A dianteira ficou bicuda, as laterais remetiam ao modelo anterior e a traseira não tinha muita graça, além do interior de qualidade questionável. Foi uma das gerações mais criticadas do modelo alemã. Por sorte, tudo mudou com a quinta vida dele por aqui.
Chevrolet Classic
Um dos carros mais acessíveis da Chevrolet antigamente era o Celta. Para quem precisava de mais espaço, o Classic era uma opção. O sedã compacto era racional e robusto em diversos pontos. Desenho não era um ponto forte, mas até era simpático. Contudo, a linha 2011 recebeu uma reestilização inspirada no Chevrolet Sail, um Corsa sedã simples que era vendido na China. O conjunto deu um aspecto estranho ao modelo. Mesmo assim, ele vendeu bastante e atraiu clientes até seu fim, em 2016.
Volkswagen Golf Mk 4,5
Essa geração do Golf foi um caso a parte, somente para os brasileiros. O contexto era o seguinte, a quarta geração do hatch médio havia sido lançada no fim da década de 1990 e viveu até 2006. Todavia, os brasileiros não receberam a quinta geração do Golf, como o mundo recebeu. Aqui, a quarta vida dele ganhou este visual somente em 2007. O público brasileiro não ficou tão feliz com essa reestilização e ela foi uma das gerações mais criticadas do hatch médio por aqui.
Fiat Palio
Antes do Argo surgir, a Fiat tinha o Palio como hatch compacto. Ele era maior e mais refinado do que o Uno. Entretanto, as versões Fire eram aquelas mais básicas, com poucos itens de série e motor sempre 1.0. Seu foco era ser acessível, robusto e econômico. Antes de ele ser reestilizado, até tinha uma cara mais simpática. Foi para a clínica estética e voltou meio diferente e assustou os compradores inicialmente.
Volkswagen Saveiro 2024
O segmento de caminhonetes compactas é basicamente disputado pela Fiat Strada e a Volkswagen Saveiro. Como sua rival italiana ficou mais refinada na geração apresentada em 2020, a Saveiro até tentou correr atrás com sua reestilização recente. Todavia, a dianteira não harmoniza com a lateral e a traseira tem cara de guaxinim. Ao menos, ela tem preços mais em conta do que a Strada. Assim agrada aos clientes pelo bolso.
Quais desses carros você acha que a reestilização não trouxe um desenho legal? Já andou em algum desses carros? Conte nos comentários
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