Uma prática comum que as montadoras fazem com seus carros é oferecer um portfólio repleto de versões diferentes e as esportivas se encaixam aqui. Elas são criadas para incrementar as vendas dos modelos e atrair principalmente uma parcela do público que preza pelo desempenho chamativo.
Seja apenas para desfilar pelas ruas ou até mesmo para modificar de acordo com seu gosto, o importante é que alguns carros esportivos foram bastante marcantes para os brasileiros. A lista de hoje é para ativar sua nostalgia e ver quem já arrancou muitos sorrisos.
Honda Civic Si
O New Civic já chegou na década de 2000 fazendo algazarra e a versão Si fez três vezes mais. Essa versão foi a única produzida por aqui do sedã médio. Trazia motor 2.0 aspirado de 192 cv e 19,2 kgfm de torque. Ele acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos. Hoje você encontra unidades espalhadas pelo Brasil e maioria já passou por pelo menos uma modificação.
Renault Sandero RS
Se você gosta de carros hatches com pegada bem apimentada, certamente conhece o Sandero RS. Seu destaque mesmo era trazer o propulsor 2.0 aspirado da minivan Scénic de 150 cv. Visual exclusivo, mudanças na suspensão e chassi, e outros fatores eram destaques. Conforme o Carros na Web, ele precisava de oito segundos para chegar aos 100 km/h e a velocidade máxima era de 202 km/h.
Volkswagen Gol “Bolinha” GTI
Um dos carros mais vendidos do Brasil era o Gol. Aliás, ele ainda faz muito sucesso no mercado de usados, ainda mais nas versões esportivas. Aqui, a geração “Bolinha” tinha o GTI como topo da gama. Segundo o Notícias Automotivas, ele também tinha motor 2.0 de 16 válvulas. Seu visual era chamativo perto dos outros. 141 cv, 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e velocidade máxima de 206 km/h eram seus charmes.
Fiat Punto T-Jet
A Fiat é uma das marcas que sempre gostou de se aventurar pelos carros esportivos, tanto é que vários modelos seus ganharam uma versão apimentada e o Punto foi um deles. Seus brilhos principais eram ter o visual com adesivos especiais e ter o motor 1.4 turbo de 152 cv e 21,1 kgfm de torque. Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e 203 km/h eram um bônus bem animado.
Mitsubishi Lancer Evolution
Os sedãs não costumam ser tão animados assim, afinal de contas são carros voltados para as famílias maiores. Mas, o Lancer Evolution mandou tudo para o espaço. O apimentado sedã japonês tinha um motor 2.0, que nesta versão entregava 340 cv e 48 kgfm. Conforme o iCarros, a velocidade máxima era de 242 km/h e o 0 a 100 km/h era cumprido em 6,3 segundos.
Qual desses carros esportivos você pôde conhecer de perto? Tem alguma história com eles? Conte nos comentários