Curiosidades

5 carros de luxo alternativos para quem cansou dos alemães

Quando se trata dos carros de luxo, os alemães são as grandes referências junto da Volvo, mas existem outros modelos que os substituem

Genesis GV70 [divulgação]
Genesis GV70 [divulgação]

Para qualquer leigo fora do mundo dos carros, quando se trata de modelos de luxo, os primeiros nomes que veem à cabeça são Audi, Mercedes-Benz e BMW. A Volvo também entra na mente de muitos, especialmente pela força que ela tem no Brasil. Mas existe um mundo de possibilidades fora do trio alemão e da sueca. 

Por isso, reunimos aqui cinco carros de luxo que são opções alternativas aos carros de luxo da Audi, Mercedes-Benz e BMW. Da lista, vale ressaltar, somente um modelo é vendido no Brasil, enquanto outro já foi oferecido por aqui, mas quase ninguém lembra.

Kia Stinger

Kia Stinger [divulgação]
Kia Stinger [divulgação]
Começamos a lista justamente com um dos carros menos lembrados do Brasil, mas merecia muito mais atenção do que teve. O Kia Stinger nasceu com o propósito de ser um carro bem mais esportivo que o BMW Série 3, mas mais barato e igualmente refinado. Para tanto, foi afinado por um ex-engenheiro da divisão M da BMW,

Ele nasceu em 2017 e vai morrer na virada do ano – tanto que a Kia fez uma edição especial de despedida. Para brigar com o Série 3, mas também com Audi A4, Volvo S60 e Mercedes-Benz Classe C, o Kia Stinger trazia motor V6 3.3 turbo de 373 cv e 52 kgfm de torque. A tração era traseira, mas havia opção de versão com tração integral.

Lexus LC

Lexus LC [divulgação]
Lexus LC [divulgação]
Esse talvez seja o mais bonito de todos os carros que a Lexus já fez na história. Lançado em 2017 e nunca retocado em seu visual desde então, o Lexus LC representa o topo da marca japonesa no segmento de cupês, brigando diretamente com BMW Série 8, Mercedes-Benz Classe S Coupé e Polestar 1 (marca pertencente à Volvo).

Além do visual belíssimo, ele conta com motor híbrido 3.5 V6 de 299 cv combinado a um elétrico de 179 cv. Combinados geram 359 cv. Contudo, para quem aprecia a potência como nos velhos tempos, ele traz o mesmo motor V8 5.0 dos Lexus da divisão F. São 477 cv todos enviados diretamente para as rodas traseiras. 

BYD Han

BYD Han [Auto+ / Maurício Garcia]
BYD Han [Auto+ / Maurício Garcia]
De todos os carros alternativos na lista, o BYD Han é o único vendido no Brasil. Modelo mais caro e sofisticado da marca chinesa, ele tem interior muito mais espaçoso do que a média de sua categoria, um belo visual e opções diversas de motorização – algo não oferecido por seus rivais. No Brasil, contudo, ele é vendido só na versão elétrica de 494 cv.

Para brigar com Audi A6, Volvo S90, Mercedes-Benz Classe E e BMW Série 5, o BYD Han vem recheado de tecnologia e couro para tudo quanto é lado. Até mesmo uma tela no encosto traseiro ele possui para que o passageiro controle os sistemas do carro. Na China, possui versões híbridas plug-in de até 629 cv.

Genesis GV70

carros
Genesis GV70 [divulgação]
O que o grupo Hyundai e Kia aprendeu fazendo o Stinger foi aplicado na Genesis. Marca de carros luxuoso do grupo, a Genesis vem apresentando modelos de grande impacto no mercado e que, não raramente, vencem comparativos contra equivalentes europeus. Um desses carros é o GV70, o SUV médio da marca.

Rival de Volvo XC60, Mercedes-Benz GLC, BMW X3 e Audi Q5, o Genesis GV70 é o mais esportivo de todos eles em termos visuais. O estilo impressiona pela ousadia e o interior por seu refinamento acima da média. Ele conta com o mesmo motor V6 do Kia Springer, mas também traz opções 2.5 quatro cilindros, híbrida e totalmente elétrico com 429 cv.

Acura Integra

Acura Integra [divulgação]
Acura Integra [divulgação]
Apesar de na essência ser um Honda Civic Si com uma roupa mais chique e traseira de cupê, o Acura Integra é um dos mais interessantes carros de luxo de entrada. Rivalizando com Audi A3 Sedan, BMW Série 2 Grand Coupé e com a dupla Mercedes-Benz Classe A Sedan e CLA, o Acura Integra aposta em algo que os rivais não gostam: câmbio manual.

O modelo é oferecido com motor 1.5 quatro cilindros turbo de 200 cv do Civic Si, mas a marca faz questão de ressaltar a presença dos três pedais. Para quem quer conforto, ele é um dos raríssimos casos de carros de luxo equipados com câmbio CVT. O nome anteriormente era usado por um cupê e só voltou esse ano ao portfólio da marca. 

>>BYD Han é o maior tapa na cara de um carro no Brasil | Avaliação

>>Kia desiste de produzir o melhor carro que ela já fez

>>5 carros mais feios e bizarros já lançados no mundo