Além do INSS

5 carros da Volkswagen que fizeram hora extra

Volkswagen Santana [divulgação]
Volkswagen Santana [divulgação]

Diferentemente de diversas marcas de atuação global na qual tem um, no máximo dois carros que marcam fortemente a vida de alguns países, a Volkswagen faz isso constantemente. Só que o problema é a mania que a marca alemã tem de manter modelos icônicos, mas jurássicos, em linha mais tempo do que deveria.

Por isso, reunirmos uma lista com cinco carros que a Volkswagen manteve mais tempo do que seria o normal. Modelos os quais fizeram mais do que hora extra e só foram aposentados por força da lei. O interessante é que cada um deles se tornou um gigantesco ícone em seus países, mesmo quando já eram muito velhos.

Kombi 

Volkswagen Kombi
Volkswagen Kombi Last Edition [Divulgação]

Não dá para começar uma lista com carros da Volkswagen que duraram mais do que deveriam sem a Kombi. Com produção iniciada em 1950, a Velha Senhora ficou em produção no Brasil até 2013. Foi um automóvel tão importante para a marca, que seu comercial de despedida é digno de fazer todo entusiasta chorar.

Fusca

carros
Volkswagen Fusca [divulgação]

Irmão da Kombi, o Fusca teve vida muito longeva. A carreira iniciou-se em 1938 na Alemanha e virou tornou global. Aqui, começou a ser feito em 1953, parou em 1986, mas voltou de 1992 a 1996. Só que o México seguiu produzindo o besouro até 2003, sendo o último país do mundo a fabricá-lo.

Golf mk1

Volkswagen Citi Golf [divulgação]
Volkswagen Citi Golf [divulgação]

Nunca vendido no Brasil, o Volkswagen Golf de primeira geração é o mais ícone da história da Volkswagen da África do Sul. De 1974 a 1983 ele foi feito na Alemanha, só que a África do Sul passaria a produzir o modelo somente em 1978 para só sair de linha em 2009. A VW chegou a fazer a segunda geração por lá e parar com a primeira, mas o clamor do público o ressuscitou.

Jetta mk2 

Volkswagen Jetta [divulgação]
Volkswagen Jetta [divulgação]

Lançado em 1984 globalmente, o Volkswagen Jetta de segunda geração passou a ser produzido na China somente em 1991, quando a marca o retirou de linha nos EUA. A produção toda foi transferida para a China, onde ele se tornou um ícone. A marca fez duas mudanças visuais e ele durou até 2013. Hoje em dia, Jetta é uma marca.

Santana

carros
Volkswagen Santana [Divulgação]

Assim como o Jetta, outro ícone jurássico da Volkswagen na China foi o Santana. Ele foi o primeiro carro de larga escala a ser feito por lá e aproveitava todo o projeto brasileiro. A primeira geração começou a ser feita em 1981 e ficou intacta até 2013. Já a segunda geração surgiu em 1995, mas foi mudando constantemente, até morrer em 2013.

Você se lembra de outro carro da Volkswagen que durou mais do que deveria? Conte nos comentários.