Diferentemente de diversas marcas de atuação global na qual tem um, no máximo dois carros que marcam fortemente a vida de alguns países, a Volkswagen faz isso constantemente. Só que o problema é a mania que a marca alemã tem de manter modelos icônicos, mas jurássicos, em linha mais tempo do que deveria.
Por isso, reunirmos uma lista com cinco carros que a Volkswagen manteve mais tempo do que seria o normal. Modelos os quais fizeram mais do que hora extra e só foram aposentados por força da lei. O interessante é que cada um deles se tornou um gigantesco ícone em seus países, mesmo quando já eram muito velhos.
Kombi
Não dá para começar uma lista com carros da Volkswagen que duraram mais do que deveriam sem a Kombi. Com produção iniciada em 1950, a Velha Senhora ficou em produção no Brasil até 2013. Foi um automóvel tão importante para a marca, que seu comercial de despedida é digno de fazer todo entusiasta chorar.
Fusca
Irmão da Kombi, o Fusca teve vida muito longeva. A carreira iniciou-se em 1938 na Alemanha e virou tornou global. Aqui, começou a ser feito em 1953, parou em 1986, mas voltou de 1992 a 1996. Só que o México seguiu produzindo o besouro até 2003, sendo o último país do mundo a fabricá-lo.
Golf mk1
Nunca vendido no Brasil, o Volkswagen Golf de primeira geração é o mais ícone da história da Volkswagen da África do Sul. De 1974 a 1983 ele foi feito na Alemanha, só que a África do Sul passaria a produzir o modelo somente em 1978 para só sair de linha em 2009. A VW chegou a fazer a segunda geração por lá e parar com a primeira, mas o clamor do público o ressuscitou.
Jetta mk2
Lançado em 1984 globalmente, o Volkswagen Jetta de segunda geração passou a ser produzido na China somente em 1991, quando a marca o retirou de linha nos EUA. A produção toda foi transferida para a China, onde ele se tornou um ícone. A marca fez duas mudanças visuais e ele durou até 2013. Hoje em dia, Jetta é uma marca.
Santana
Assim como o Jetta, outro ícone jurássico da Volkswagen na China foi o Santana. Ele foi o primeiro carro de larga escala a ser feito por lá e aproveitava todo o projeto brasileiro. A primeira geração começou a ser feita em 1981 e ficou intacta até 2013. Já a segunda geração surgiu em 1995, mas foi mudando constantemente, até morrer em 2013.
Você se lembra de outro carro da Volkswagen que durou mais do que deveria? Conte nos comentários.