Será que vem algum?

5 carros da Hyundai que poderiam vir para o Brasil

Em nova fase no mercado brasileiro, a Hyundai promete diversos lançamentos nos próximos anos e que pode ser algum desses carros

Hyundai Santa Cruz [divulgação]
Hyundai Santa Cruz [divulgação]

A Hyundai está em uma nova fase no Brasil. Depois do Auto+ noticiar em primeira mão a separação com a CAOA, a marca sul-coreana confirmou o fim da parceria nas importações, apesar das duas empresas seguirem parceiras em outras áreas, incluindo o uso da fábrica da empresa brasileira, em Goiás.

Por enquanto, há quatro novos carros confirmados para o Brasil. No segundo semestre, Ioniq 5 e Palisade inauguram a nova fase da Hyundai. Depois, as novas gerações de Santa Fe e Kona serão lançadas, sendo que a marca ainda vai decidir qual deles chega primeiro. No entanto, há outros modelos que cairiam bem no mercado brasilerio. Confira alguns deles a seguir.

Hyundai Grand Creta (Alcazar)

Hyundai Grand Creta [divulgação]
Hyundai Grand Creta [divulgação]

Versão de sete lugares do SUV compacto vendido no Brasil, o Grand Creta ou Alcazar seria uma boa alternativa para o mercado brasileiro. Afinal, o segmento deu uma esquentada com a chegada do Citroën Aircross e faltam mais opções. Como a fábrica de Piracicaba está em seu limite de operação, uma solução para a Hyundai seria utilizar a fábrica de Goiás da CAOA para fabricar o SUV.

Novo Hyundai Tucson 

Hyundai Tucson [divulgação]

O Tucson atual já deixou de ser vendido no exterior há um bom tempo, mas segue firme e forte no Brasil, embora entregue a idade do projeto em seu visual. Por isso, a quarta geração, que estreou no exterior em 2024, seria um bom modelo para vir para o mercado brasileiro. E isso deve acontecer, já que o plano da CAOA era trazer o SUV médio atualizado em 2025. Ou seja, tudo indica que ele será um dos modelos dessa nova fase da Hyundai.

Hyundai Elantra

Hyundai Elantra [divulgação]
Hyundai Elantra [divulgação]

Atualizado em 2023, o Hyundai Elantra é um sedã médio que poderia figurar no Brasil em um segmento importante, ainda que tenha perdido a preferência para os SUVs. No entanto, os fãs de sedãs são fiéis aos três volumes e hoje têm poucas opções no mercado. Por isso, a volta do Elantra seria mais do que bem-vinda.

Hyundai i30 Sedan N

Hyundai i30 N [divulgação]

Esse é bastante improvável, mas seria legal termos o i30 Sedan N por aqui. Também chamado de Elantra N em alguns mercados, o sedã esportivo poderia ser um rival do VW Jetta GLI, e com uma receita bastante interessante. Ele é movido por um motor 2.0 turbo de 280 cv e 40 kgfm de torque. Nada mal para um carro que continua sendo tão prático quanto um três volumes pacato.

Hyundai Santa Cruz

Hyundai Santa Cruz [divulgação]
Hyundai Santa Cruz [divulgação]

Talvez a Santa Cruz seja o modelo mais esperado por aqui, já que seria uma rival para Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick e companhia. Porém, a fabricante não dá conta do sucesso nos Estados Unidos, já que vende tudo o que fabrica por lá. E, uma produção nacional da caminhonete não está nos planos. No entanto, caso a marca coreana consiga equilibrar oferta e demanda nos EUA, a picape pode vir importada para cá.


>> Hyundai HB20 é o K-pop feito no Brasil

>> Volkswagen Polo Robust vai custar o mesmo que o Track

>> 5 carros para comprar por R$ 90 mil atualmente