.single-post figure figcaption{display:block !important;}

É um Honda, mas não é

5 carros da Honda que foram vendidos por outras fabricantes

Confiabilidade japonesa e falta de dinheiro para desenvolver um carro próprio fizeram com que esses Honda se tornassem de outra marca

honda accord da proton vermelho de frente
Proton Perdana [divulgação]

Presente nos quatro cantos do mundo, a Honda está presente fortemente no jogo da engenharia de emblema. Às vezes usa carros dos outros para fazer os seus, outras situações faz o contrário. Por isso, reunirmos nesta lista, cinco carros que são da Honda, mas foram vendidos por outras montadoras.

Proton Perdana

Proton Perdana preto de frente em um fundo branco
Proton Perdana [divulgação]

No momento em que o Honda Accord de oitava geração saiu de linha, precisamente em 2013, ele se transformou no Proton Perdana. O modelo foi vendido durante dois anos apenas para o governo e ainda tinha muito cara de Honda. Contudo, a partir de 2016, recebeu visual bem diferente e se desconectou com o modelo original. Era vendido até como limusine.

Isuzu Gemini

Isuzu Gemini azul de frente em um estacionamento
Isuzu Gemini [reprodução]

Talvez o nome Gemini (gêmeo) encaixe perfeitamente com esse Isuzu. Afinal, a primeira geração de 1974 era um Chevrolet Chevette, enquanto as quarta e quinta gerações foram modelos rebatizados da Honda. O Gemini de 1993 era um Honda Domani (antecessor do City), enquanto o de quinta era baseado no Acura EL, um Civic mais chique.

Rover 416i

Rover 416i [divulgação]

Vendido na Austrália como Rover 416i, o Honda Integra de primeira geração foi incorporado pela fabricante britânica por vários motivos. Primeiro porque os Rover eram conhecidos por quebrar o tempo todo, então um pouco de confiabilidade japonesa ajudaria nas coisas. Além disso, precisavam de um modelo compacto na época.

Triumph Acclaim

Triumph Acclaim prata de frente em um gramado
Triumph Acclaim [divulgação]

Na mesma situação da Rover, a Triumph recorreu à Honda para lançar um sedan compacto em 1981. Especificamente, ele nada mais era do que o Civic de segunda geração (que na época era menor que um City) apenas com alguns detalhes pequenos modificados para não dar tão na cara que era japonês.

Saturn Vue

Saturn Vue prata de frente
Saturn Vue [divulgação]

Por mais que o Saturn Vue seja mais um de vários SUVs da GM a serem construídos sobre a mesma plataforma Theta, o coração principal dele era totalmente Honda. Ele usava motor 3.0 V6 originalmente da Chevrolet, mas em 2004, foi trocado pelo 3.5 V6 da Honda! O motor era usado pelo Acura MDX na época e, por conta de um acordo entre GM e Honda, foi parar no Saturn.

Qual outro carro da Honda você já viu sendo vendido por outra marca? Conte nos comentários.