Carros conceito são criados para dar ao público um gosto do que vem por aí. Quer seja um carro que servirá de inspiração para outro modelo ou somente uma antecipação de uma nova identidade visual. Mas há situações nas quais nos lamentamos desses carros nunca terem sido produzidos.
Por isso, reunimos uma lista com cinco carros conceito que deveriam ter sido produzidos por suas montadoras. Não somente porque eram carros legais, mas sim porque tinham sentido também para o mercado.
Fiat Fastback
Sim, a Fiat tem um Fastback hoje, mas o conceito era algo totalmente diferente e que ainda faz sentido. Ao invés de ser derivado do Pulse, o SUV cupê nascia a partir da Toro. Por conta do posicionamento diferente, carroceria cupê, e até acabamento, o Fastback da Toro não concorreria com o Fastback do Pulse e ficaria longe do Compass. Ainda há tempo, Stellantis.
Lamborghini Estoque
Em uma época na qual os SUVs ainda não dominavam e os cupês de quatro portas começaram a ganhar espaço, a Lamborghini tentou. A marca apresentou o Estoque, que seria um incrível modelo para dar mais praticidade à Lambo sem fugir dos seus carros em linha, como o Urus faz. Pena que não saiu do papel.
Chrysler Me Four-Twelve
Pode jogar toda culpa na Mercedes-Benz por isso. Na época que a Chrysler fazia parte do grupo Daimler-Chrysler, era inaceitável que a divisão norte-americana tivesse um esportivo acima do Mercedes SLR McLaren. Foi assim que perdemos essa obra de arte com motor V12 e design retrô e moderno ao mesmo tempo.
Hyundai Creta STC
Pegando carona na ideia da Renault Oroch e da Fiat Toro, a Hyundai surpreendeu a todos no Salão do Automóvel com a picape do Creta. Era quase certo que ela entraria em produção rapidamente e abocanharia um pedaço grande do mercado. Mas algo deu errado e ela virou conceito apenas. Teria feito sucesso.
Volkswagen Taigun
Quando o Ford EcoSport ditava as regras do segmento de SUVs, a Volkswagen se arriscou fazendo um SUV do up!. O Taigun só não foi para a frente porque acharam pequeno demais. Mas hoje há demanda gigante por um SUV menor que Nivus e T-Cross. O Taigun teria salvo até o up!, pois reduziria os custos de produção da plataforma e do motor 1.0 TSI.
Quais outros carros conceito deveriam ter sido produzidos, mas as marcas esqueceram? Conte nos comentários.