Do Ford Model T, que popularizou a mobilidade e introduziu o conceito de linha de montagem, ao Citroën DS, equipado com faróis direcionais na década de 1960 e suspensões ajustáveis em três níveis, os carros, assim como a indústria automotiva, passaram por inúmeras evoluções.
A cada década, novas inovações transformaram os carros, como a introdução da injeção eletrônica de combustível, dos airbags, da navegação por GPS e da tecnologia híbrida. Mas, como voltar ao passado é importante, selecionamos cinco modelos que empregaram soluções à frente do seu tempo.
Tatra T87
Fabricado pela empresa tchecoslovaca Tatra entre 1936 e 1950, o T87 exibia um design aerodinâmico em formato de lágrima, que contribuía para a redução da resistência ao vento. O chassi tubular assegurava resistência e leveza.
Equipado com um motor V8 de 2.9 litros montado na traseira e refrigerado a ar, o T87 produzia 85 cv, permitindo alcançar uma velocidade máxima de 160 km/h. Os freios eram hidráulicos, enquanto o farol central era direcional e girava na mesma direção que as rodas dianteiras. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi utilizado pelos oficiais alemães e influenciou outros modelos, como o Tatra 600 Tetraplan (sucessor do T87).
Tucker 48
O Tucker 48, também conhecido como Tucker Torpedo, seguiu a ideia de um carro aerodinâmico, semelhante ao Tatra T87. Criado por Preston Tucker, foi produzido por um curto período entre 1947 e 1948. Com dificuldades financeiras, apenas 51 unidades foram fabricadas.
Ele oferecia um motor de seis cilindros contrapostos de 5.5 litros, refrigerado a água. O motor Franklin O-335, montado na traseira, foi desenvolvido para helicópteros e produzia 166 cv. Assim como o Tatra T87, o terceiro farol, também chamado de Cyclops Eye era direcional e girava em sincronia com o volante.
Goggomobil Dart
O Goggomobil Dart, um microcarro fabricado pela Buckle Motors Pty Ltd na Austrália de 1959 a 1961, é conhecido por seu design roadster. Criado a partir do chassi do Goggomobil, o Dart utilizava motores de dois cilindros em linha, disponíveis em versões de 300 cc (15 cv) e 400 cc (20 cv). O câmbio era manual de quatro marchas.
Peel P50
Produzido pela Peel Engineering Company, localizada na Ilha de Man, de 1962 a 1965, o Peel P50 é conhecido por ser o menor carro de produção do mundo. Com apenas 1,37 m de comprimento, 99 cm de largura e 1,20 m de altura, pesava impressionantes 59 kg. Equipado com três pequenas rodas de 10 polegadas, o P50 era capaz de levar um adulto.
Daimler SP250
O Daimler SP250, também chamado de Daimler Dart, é um carro esportivo britânico produzido de 1959 a 1964. O SP250 utilizava uma carroceria de fibra de vidro e foi um dos primeiros carros a adotar freios a disco nas quatro rodas. Equipado com um motor V8 de 2.5 litros e 140 cv, o roadster é considerado um modelo bastante raro.
Qual desses carros você achou ter a engenharia mais inusitada? Escreva sua opinião nos comentários!