Carros e aviões, à primeira vista, têm em comum apenas rodas, janelas e bancos, mas evoluem juntos, seja no design ou na tecnologia de materiais. Tanto uma Ferrari ou Lamborghini quanto o icônico Boeing 747 podem se tornar sonhos de consumo e símbolos de status. Nesse espírito, escolhemos cinco carros e aviões com os mesmos nomes. Afinal, esses dois mundos podem se conectar de certa forma.
Pontiac Aztek e Piper PA23 Aztec
O Pontiac Aztek foi produzido entre 2001 e 2005, apresentando um design ousado que divide opiniões e frequentemente citado como um dos carros mais feios de todos os tempos. Equipado com um motor V6 3.4 de 185 cv, ganhou notoriedade ao ser o veículo do protagonista Walter White na série televisiva Breaking Bad. Apesar de seu apelo limitado, foram produzidas 119.000 unidades.
No campo aeronáutico, o Piper PA23 Aztec é um bimotor fabricado pela Piper Aircraft, utilizado desde treinamento até transporte executivo e operações comerciais. Ao longo dos anos, passou por atualizações na aerodinâmica, capacidade de carga e sistemas de navegação, impulsionado por dois motores Lycoming que permitem uma velocidade de cruzeiro de 320 km/h.
Triumph Spitfire e Supermarine Spitfire
O Triumph Spitfire é um dos carros britânicos mais emblemáticos, desenhado por Giovanni Michelotti e lançado no London Motor Show de 1962, com produção até 1980. Concorreu com o Austin-Healey Sprite e o MG Midget, destacando-se o motor de quatro cilindros, como o 1.5 de 71 cv introduzido em 1974.
Já o Supermarine Spitfire é reconhecido como um dos aviões de combate mais icônicos da Segunda Guerra Mundial, projetado por R.J. Mitchell e produzido pela Supermarine, subsidiária da Vickers-Armstrongs. Equipado inicialmente com o motor Rolls-Royce Merlin V12 de 27 litros, foi posteriormente atualizado para o Rolls-Royce Griffon V12 de 36 litros.
Ford Mustang e P-51 Mustang
Desenvolvido sob a direção de Lee Iacocca, o Ford Mustang é um ícone da indústria automobilística desde seu lançamento em 17 de abril de 1964. A primeira geração, que durou até 1973, oferecia motores de seis cilindros e V8, incluindo o poderoso V8 7.0. A atual oitava geração está disponível no mercado brasileiro a partir de R$ 529.000.
No contexto das batalhas aéreas, o North American P-51 Mustang é uma aeronave da Segunda Guerra Mundial que desempenhou papel crucial nas campanhas aéreas dos Aliados. Equipado inicialmente com o motor Allison V-1710, foi posteriormente equipado com o Rolls-Royce Merlin, alcançando uma velocidade máxima de 700 km/h e armado com metralhadoras Browning M2 de .50 polegadas.
Mercury Comet e de Havilland Comet
O Mercury Comet foi um compacto introduzido nos anos 1960, construído sobre a plataforma do Ford Falcon, com produção da primeira geração de 1960 a 1963 e da última, de 1971 a 1977, encerrada devido à baixa demanda por carros compactos.
No campo da aviação, o de Havilland Comet é uma aeronave histórica, reconhecida por ser o primeiro jato comercial a entrar em serviço, revolucionando a aviação nos anos 1950. Iniciado em 1940, o Comet foi um dos primeiros aviões com cabine pressurizada, embora as janelas quadradas tenham se revelado um problema estrutural.
Chrysler 300C e Airbus A300
O Chrysler 300C é um sedan grande, luxuoso e com um design singular, lançado no Salão do Automóvel de Nova Iorque em 2003. Foi comercializado no mercado brasileiro, incluindo a versão SRT-8 com motor V8 naturalmente aspirado de 431 cv e 58,5 kgfm, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e atingir velocidade máxima de 274 km/h, com tração traseira.
Similarmente ao de Havilland Comet, o Airbus A300 é um avião de passageiros, sendo o primeiro de corpo largo (wide-body) projetado e produzido pela Airbus. Realizou seu primeiro voo em 28 de outubro de 1972, podendo transportar entre 250 e 300 passageiros em voos curtos, médios ou de longo alcance, abrindo caminho para a Airbus desenvolver novas famílias de aeronaves como o A320, A330 e A340.