Você já enxergou um rosto na tomada ou teve a impressão de ver uma expressão em uma árvore? A pareidolia é um fenômeno bem comum e conhecido, sendo uma tendência completamente normal e corriqueira nos humanos. Não apenas nos objetos do dia a dia, mas também nos carros, às vezes temos a impressão de que determinado modelo está sorrindo ou esboçando uma reação de surpresa ou de raiva. Por isso, selecionamos cinco modelos que parecem exibir expressões faciais.
Chery QQ
O Chery QQ estreou para concorrer, na época, com o Fiat Uno Mille, o Chevrolet Celta e o Volkswagen Gol G4. Em 2011, ele custava R$ 22.900, e o nome buscava significar “um objeto de muita graça ou fofo”.
Aliás, a dianteira dá a impressão de nos mandar um sorriso. O que não era tão divertido era o motor 1.1 naturalmente aspirado de 68 cv. Em termos de dimensões, o Chery QQ possui 3,55 m de comprimento, 2,33 m de entre-eixos e 190 litros de capacidade no porta-malas.
Honda ZR-V
O Honda ZR-V é um SUV destinado aos órfãos do Honda Civic G10. Construído sobre a mesma plataforma, ele possui 4,568 m de comprimento, 2,655 m de entre-eixos e um compartimento de bagagens com capacidade volumétrica de 389 litros.
Vendido unicamente na versão Touring, custa R$ 214.500 e utiliza um motor 2.0 16V naturalmente aspirado a gasolina, acoplado a um câmbio continuamente variável (CVT), que rende 161 cv e 19,1 kgfm.
Porsche 911 GT3 RS
As melhorias no modelo do 911 GT3 da geração 997 surgiram em 2006. Em comparação com seus predecessores, muitos equipamentos foram incluídos, como o chassi esportivo Porsche Active Suspension Management (PASM).
O 911 GT3 RS com 415 cv veio a partir de 2006, enquanto em sua fase final, o 911 GT3 RS 4.0 descarregava 500 cv. A geração 997 do Porsche 911 durou de 2004 a 2012, sendo substituída definitivamente pela carroceria de código 991.
Mazda Miata
Um dos carros japoneses mais emblemáticos da indústria, o Mazda Miata surgiu em fevereiro de 1989 e se tornou lendário. Ele segue uma receita comum dos carros ingleses da década de 1960: ser leve, conversível e acessível, como acontecia com o Lotus Elan.
Potência não era o ponto alto, mas sim a dinâmica atribuída à tração traseira e à distribuição de peso de quase 50/50. Sob o capô, o motor de quatro cilindros 1.6 naturalmente aspirado está conectado a um câmbio manual de cinco marchas, rendendo 116 cv e 13,8 kgfm.
Austin-Healey Sprite
O Austin-Healey foi um pequeno carro esportivo conversível produzido no Reino Unido entre 1958 e 1971. Rapidamente, ficou conhecido pelo carinhoso apelido Frogeye no Reino Unido e Bugeye nos Estados Unidos.
O motor de 43 cv e 7,18 kgfm é derivado dos modelos Austin A35 e Morris Minor 1000, enquanto as rodas de 13 polegadas são calçadas com pneus Dunlop. Uma curiosidade sobre a carroceria é a ausência de maçanetas.
Qual desses carros você acha que tem uma expressão mais parecida com a de um humano? Escreva sua opinião nos comentários
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