O consumo é o que importa!

5 carros com eletrificação que talvez você não lembre; confira

A eletrificação veio para ficar, mas alguns modelos oferecem essa tecnologia e poucos consumidores sabem disso. Confira!

Ford Maverick Hybrid Lariat [Auto+ / João Brigato]
Ford Maverick Hybrid Lariat [Auto+ / João Brigato]

A eletrificação é um caminho sem volta e, ao contrário dos primeiros carros movidos a eletricidade que exibiam um visual (bem) futurista, hoje eles são modelos normais capazes de entregar bons números de consumo, especialmente nos trajetos urbanos.

Depois do lançamento dos Fiat Pulse e Fastback com eletrificação, alguns modelos continuam não tão populares entre os consumidores brasileiros. Por isso, não se engane, pois eles podem reduzir suas visitas aos postos de combustíveis. Confira!

Ford Maverick Lariat Hybrid

Ford Maverick Hybrid vermelha usa a eletrificação e está estacionada de frente no asfalto com plantas ao fundo
Ford Maverick Lariat Hybrid [Auto+ / João Brigato]

A Ford Maverick Lariat Hybrid custa a partir de R$ 239.500. Sob o capô, a caminhonete emprega um motor 2.5 com ciclo Atkinson, auxiliado por um motor elétrico, resultando em números combinados de 194 cv e 28,5 kgfm. Tudo isso é gerenciado por um câmbio continuamente variável (CVT). Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o consumo é de 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada.

O que diferencia a Ford Maverick Lariat Hybrid para a configuração Lariat FX4 são as rodas de 18 polegadas com pneus de medidas 225/60 (de 17 polegadas com borrachudos 225/65 na Lariat FX4), além da pequena plaqueta encontrada na tampa da caçamba com capacidade volumétrica de 943 litros.

Kia Stonic

Kia Stonic prata é um modelo que usa a eletrificação e está parado em um estacionamento com um muro laranja com grafite
Kia Stonic [Auto+ / João Brigato]

O Kia Stonic tem um preço sugerido de R$ 134.990. Ele compartilha alguns componentes com o HB20, incluindo o motor de três cilindros 1.0 turbo, que é uma evolução do modelo brasileiro. No entanto, ao invés de ser flex, ele substitui o alternador e o motor de partida por um pequeno motor elétrico.

Embora essa unidade não consiga mover o carro sozinha, o Kia Stonic entrega 120 cv e 20,4 kgfm de torque, com consumo de 13,7 km/l nos trajetos urbanos e 13,8 km/l na estrada.

Mercedes-Benz C 300 AMG Line

Mercedes-Benz C300 prata estacionada de frente sobre o cascalho com árvores e muro ao fundo [Auto+ / João Brigato]
Mercedes-Benz C300 [Auto+ / João Brigato]

O Mercedes-Benz C 300 utiliza um motor de quatro cilindros 2.0 turbo com 258 cv e 40,8 kgfm de torque, sendo 27 cv e 20,4 kgfm fornecidos pelo pequeno motor elétrico do sistema EQ Boost. Assim como no Kia Stonic, esse motor elétrico não consegue mover o sedã sozinho.

No entanto, proporciona uma força extra ao três volumes com peso de 1.650 kg, promovendo também uma economia de combustível. Os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro revelam médias de consumo de 10,4 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada. O preço desse Mercedes-Benz é a partir de R$ 442.900

BMW 330e M Sport

BMW 330e azul em movimento na estrada de frente/lateral com montanha ao fundo
BMW 330e [Divulgação]

O BMW 330e também possui eletrificação e recebeu atualizações. Entre as novidades do híbrido plug-in da marca bávara estão rodas de 19 polegadas e o BMW Live Cockpit Professional, com uma tela curva dividida em duas: uma de 12,3 polegadas para o painel de instrumentos e outra de 14,9 polegadas para o sistema multimídia.

O BMW combina um motor de quatro cilindros 2.0 turbo, com 184 cv e 30,6 kgfm, com uma unidade elétrica (109 cv e 27 kgfm) alimentada por uma bateria de 19,5 kWh. No total, estão disponíveis números combinados de 292 cv e 42,8 kgfm. O consumo é de até 20,6 km/l na cidade e 24 km/l na estrada, e no modo 100% elétrico, pode percorrer até 61 quilômetros sem emitir poluentes. Ele custa a partir de R$ 437.950.

Volkswagen Golf GTE

Volkswagen Golf GTE prata parado de frente com árvores ao fundo
Volkswagen Golf GTE (Divulgação)

Em 2020, a Volkswagen comercializou o Golf GTE no Brasil por R$ 200.000. Ao todo, foram trazidas apenas 99 unidades. Os diferenciais externos incluem rodas de 16 polegadas, os para-choques diferentes e os logotipos GTE tanto na tampa do porta-malas quanto na grade frontal, além dos charmosos bancos com estofamento em xadrez azul.

O Volkswagen Golf GTE é da trupe da eletrificação ao empregar o motor 1.4 turbo (150 cv e 25,5 kgfm) ao propulsor elétrico (102 cv e 33,7 kgfm), para garantir combinados 204 cv e 35,7 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos – no GTI, 6,3 segundos, para comparar. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com seis marchas e o consumo superior aos 30 km/l.

Qual desses modelos com eletrificação você compraria? Escreva sua opinião nos comentários!